A ministra Ellen Gracie tomou posse nesta quinta-feira na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e tornou-se, oficialmente, a primeira mulher a ocupar o principal cargo da mais alta corte do país. A ministra prestou o compromisso de bem e fiel exercer as atribuições do cargo para o biênio 2006-2008. O ministro Sepúlveda Pertence leu o termo de posse e declarou empossada a ministra.
- Assumirei com todo gosto. Estou disposta a colocar em prática tudo que for eficiente para o país. Vou desempenhar minha função no limite das minhas potencialidades - disse a nova presidente que substitui o ministro Nelson Jobim.
No discurso, inclusive, Gracie elogiou o trabalho de seu antecessor. A presidente do STF disse que também vai lutar pelo fim da morosidade da Justiça.
Em seguida, a ministra, carioca de 58 anos, deu posse ao vice-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.
Pouco antes de entrar no plenário do Supremo para assistir à posse de Ellen Gracie, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que manterá uma relação institucional e de respeito com o Supremo, independentemente de quem seja o presidente, mas ressaltou que as mulheres estão conseguindo conquistar mais espaço.
- Eu acho que, se as mulheres conseguirem ir conquistando os espaços que estão conquistando, serão maioria em tudo. Aliás, em nossas casas, eu acho que elas são autoridades máximas - disse.
Ao discursar na cerimônia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, alertou que "o Brasil não pode perder a compostura".
Recuperação judicial no agronegócio dispara com custo maior, preço menor e clima
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Podcast: as respostas de Tarcísio em temas que podem desgastar sua imagem
Quais os efeitos da condenação de Ronaldo Caiado e de Sandro Mabel