A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, receberá nesta quinta-feira (30) os líderes do governo no Congresso Nacional para uma reunião. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder na Câmara, e os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), líder no Senado, e José Pimentel (PT-CE), líder do Congresso, vão se encontrar com a ministra às 10h.
A pauta da reunião será os projetos de interesse do governo que deverão ser priorizados este ano. Por se tratar de ano eleitoral, a tendência é que o Congresso Nacional funcione de maneira mais lenta e entre no chamado recesso branco a partir de julho, quando os parlamentares saem de recesso e só retornam aos trabalhos cotidianos após as eleições, em outubro.
Durante o período de recesso branco, algumas sessões de votação podem ser convocadas pelos presidentes da Câmara e do Senado, mas historicamente elas não ocorrem com a mesma frequência dos períodos não eleitorais. Diante do período reduzido de votações, praticamente restrito ao primeiro semestre, a ministra convocou a reunião com os líderes para definir os projetos mais relevantes para o governo.
Em coletiva à imprensa na última semana, o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), tinha adiantado que projetos muito polêmicos e que tenham grande impacto sobre o Orçamento não sejam analisados este ano. Segundo Vargas, as tensões eleitorais podem influenciar negativamente votações desse tipo e gerar despesas para chefes do Executivo que sequer terão iniciado seus governos.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião