O novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assumiu o cargo neste domingo (2) e prometeu combate a corrupção, ao crime organizado e aliança com as secretarias estaduais de segurança pública. "A Polícia Federal não pode ser a polícia de um governo, deve ser a polícia do Estado brasileiro", disse num discurso de 30 minutos.
A cerimônia de posse de Cardozo foi prestigiada por autoridades do judiciário, como os ministros do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowski, pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler, o procurador-geral Roberto Gurgel e por ministros do governo Dilma Rousseff. O deputado Paulo Maluf do PP também estava presente.
No discurso, Cardozo fez uma longa homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agradeceu Dilma por ter sido escolhido para o cargo de ministro. O ministro fez uma homenagem especial a ex-prefeita de São Paulo e deputada Luiza Erundina (PSB), de quem Cardozo foi secretário na prefeitura. Erundina, presente à cerimônia, foi aplaudida de pé.