• Carregando...

O senador Osmar Dias (PDT) fez um apelo ontem para que a crise no setor pecuário provocada pelo aparecimento de focos de aftosa não vire tema de disputa política. "É preciso mobilizar a sociedade paranaense a trabalhar em conjunto para derrotar a febre aftosa e vacinar os rebanhos na data certa", disse Osmar.

Unilateral – O senador destaca a posição do Ministério da Agricultura que seria "também desejável evitar que, na ânsia de evitar a progressão de surtos epidêmicos, sejam adotadas, unilateralmente por estados, medidas exacerbadas". Na mesma linha, Osmar Dias considera fundamental o tratamento equânime entre os estados no que diz respeito aos recursos destinados à segurança sanitária e às indenizações pelo sacrifício de animais.

Aftosa – O deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT) defende que não é hora de criticar o governo federal sobre os cuidados contra a febre aftosa e sim unir esforços para proteger as fronteiras no Paraná. O estado possui uma vasta fronteira com Paraguai e Mato Grosso do Sul, onde há focos da doença.

No local – O deputado Rafael Greca visitou ontem o Centro Comunitário Bairro Novo, local que abriga o hospital construído durante sua gestão na prefeitura em 95 e foi a causa de sua condenação pelo TJ por falta de licitação para a obra. Greca foi recebido por líderes comunitários e moradores do bairro, que fizeram questão de demonstrar apoio ao deputado. Greca lembra que o Centro Comunitário é o único hospital municipal da cidade.

Regulares – O prefeito Beto Richa (PSDB) e o vereador Paulo Salamuni (PV) foram ontem à Vila Autódromo colocar em prática uma lei de autoria de Salamuni sancionada pelo prefeito. A lei reduziu o prazo para a regulamentação de áreas de ocupação, de 20 para cinco anos. Os dois acompanharam a nomenclatura das ruas e a numeração predial.

Na presidência – O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB) tomou posse como novo presidente da Frente Parlamentar de Agricultura da Câmara. Ele entra em substituição a outro parlamentar paranaense, Dilceu Sperafico (PP), que até então presidia a frente. Segundo Micheletto, as prioridades são diminuir o endividamento do setor, criação de novas linhas de crédito e flexibilizar a legislação ambiental.

Duelo 1 – Um simpósio sobre auditoria de obras públicas, realizado em Recife, serviu ontem de palco para que dois paranaenses trocassem alfinetadas. O presidente do Tribunal de Contas, Heinz Herwig, disse em sua palestra que fica decepcionado quando vê as sobras da obra do Fórum de Curitiba, todos os dias, ao entrar no prédio do Tribunal de Contas.

Duelo 2 – O secretário estadual de Obras, Luiz Caron, que também estava presente no simpósio em Recife, respondeu no ato: "Você será convidado para a inauguração do prédio, no próximo ano". O Fórum é um dos símbolos das obras inacabadas, o esqueleto está no Centro Cívico há 20 anos e o atual governo anunciou um projeto para retomar a obra.

Audiência – O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) vai reunir os prefeitos de sua base eleitoral em audiência com o governador Requião na terça-feira, às 11 horas no Palácio Iguaçu. "Este encontro possibilitará contato direto com o governador, além de viabilizarmos benefícios para os municípios que represento na Assembléia Legislativa", disse Cartário.

Posto de Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde garante que a reforma do Posto de Saúde Iracema, no Cajuru, será realizada em 2006. Segundo o secretário Michele Caputo, a obra saiu do orçamento do município porque será executada no convênio assinado entre município e governo do estado, que prevê investimentos de R$ 20 milhões na área de saúde.

Pefelistas – A cúpula do PFL reúne-se amanhã em Castro para discutir as metas do partido para as eleições de 2006, além dos assuntos que vêm sendo discutidos que já foram expostos em reuniões em outros municípios como a refundação e organização do partido. Já confirmaram presença os deputados federais e o ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi.

Pinga-fogo

* O senador Osmar Dias (PDT) está de licença, por 15 dias, para realizar exames médicos.

* Não sofreu nenhum mal-estar, mas resolveu fazer um check-up e se preparar para a maratona eleitoral do próximo ano. Volta para o Senado na próxima semana.

* A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou a portaria que nomeia o grupo que vai reavaliar as terras desapropriadas em Ilha Grande, Oeste do Paraná, para a criação do Parque Nacional do Iguaçu.

* O ato atende ao pedido apresentado pelo deputado José Scarpellini (PSB), na última terça-feira, quando a ministra esteve em Curitiba.

* O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, recebeu na noite de quarta-feira o título de cidadão honorário de Curiuva.

* A homenagem foi feita durante a comemoração dos 58 anos do município.

* O deputado Alexandre Curi (PMDB) se disse chocado com o acidente ocorrido com uma ambulância de Joaquim Távora e que provocou a morte de seis pessoas deixando mais três em estado.

* O parlamentar mantém laços com a região que compõe uma de suas bases eleitorais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]