Os servidores estaduais não ficaram satisfeitos com o reajuste de 6% anunciado pelo governador Roberto Requião nesta semana. As entidades sindicais que representam diversas categorias cobram um reajuste de, pelo menos, 15%. O índice é baseado no aumento do salário mínimo regional. Elas também criticam o fato de alguns cargos do governo terem tido aumento nas gratificações dez vezes maior que o reajuste anunciado para os servidores. Segundo a coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais, Elaine Rodella, no dia 18 de fevereiro deste ano um decreto do governador Roberto Requião concedeu reajuste de 62% nas gratificações dos diretores-gerais das secretarias do estado e dos reitores das universidades estaduais. Os servidores farão uma mobilização em frente do Palácio das Araucárias na próxima terça-feira para cobrar o cumprimento das reivindicações.
Nomes
O prefeito eleito de Londrina, Barbosa Neto, confirmou ontem mais dois nomes de sua equipe que toma posse no dia 1º de maio. São eles o empresário Fernando Kireff, para a presidência da Sercomtel, e o contador Lindomar Mota dos Santos, como presidente da Companhia de Trânsito (CMTU) de Londrina. Ainda faltam quatro indicações para fechar o secretariado.
Arquivado
O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, enviou ao STF parecer favorável ao arquivamento da denúncia do suposto envolvimento do ex-ministro da Fazenda e deputado Antônio Palocci (PT-SP) em irregularidades no pagamento pela coleta do lixo em Ribeirão Preto, no início da década. Para Antonio Fernando, o Ministério Público de São Paulo fez a denúncia sem apresentar provas para sustentá-la. Palocci foi acusado de beneficiar a empresa Leão Leão, quando era prefeito de Ribeirão Preto, em troca de mesada da empresa.
Pauta
Os líderes partidários se reúnem com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), na terça-feira, para discutir o que será votado em plenário. O projeto de resolução com as medidas de moralização do uso da cota de passagens aéreas dos parlamentares deve entrar na pauta de votação em regime de urgência. Atualmente, a pauta está trancada por duas MPs.
Casa própria
O prefeito Beto Richa assina na segunda-feira o termo de adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. No mesmo evento, o prefeito assinará os dois primeiros contratos de obras com recursos do programa os empreendimentos Residencial São Francisco e Residencial Santa Mônica, localizados no Sítio Cercado. Serão construídos 96 apartamentos que beneficiarão famílias com renda de até três salários mínimos inscritas na Cohab.
Censura
O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), informou que a assessoria jurídica do partido vai enviar um questionamento ao TSE sobre a recente propaganda política do PPS, no rádio e na televisão. Na propaganda, o PPS compara a pretensão do presidente Lula de reduzir o rendimento da caderneta de poupança com o confisco bancário no governo Collor em 1990. O comando do PPS chamou de censura e atitude totalitária a ida do PT ao tribunal.
Convidado
Os deputados estaduais aprovaram nesta semana um requerimento do deputado Douglas Fabrício (PPS) que convida o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, a comparecer à Assembleia Legislativa do Paraná para dar explicações sobre a falta de segurança no estado. Mas a data que Delazari irá a Assembleia prestar esclarecimento ainda não foi definida. A presidência da Casa deverá fazer isso nos próximos dias e enviar o convite ao secretário.
Demissão
A diretora de Comunicação Social do Senado, Elga Mara Teixeira Lopes, pediu demissão do cargo ao diretor-geral da Casa, Alexandre Gazzineo. Reportagens do jornal O Globo revelaram que Elga trabalhou em cinco campanhas eleitorais sem se licenciar do cargo.
Livre
Já o ex-diretor do Senado Agaciel Maia está prestes a se livrar das acusações de que tentou enganar a Receita Federal ao não declarar uma mansão em Brasília avaliada em R$ 5 milhões. A suspeita de ocultação de patrimônio causou seu afastamento do cargo. O Ministério Público Federal considerou convincentes as explicações e os documentos apresentados por Agaciel para justificar que manteve sua casa no nome do irmão, o deputado João Maia (PR-RN).
Pinga-fogo
"Depois de uma explosão nuclear, nem todos desaparecem: as baratas sobrevivem. Um Congresso fantasma ou um Congresso fechado não interessam à democracia. Vale um esforço para ajustar sua conduta agora e renová-lo em 2010. Quem dá um passo à frente?"
Trecho de artigo do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), publicado ontem no jornal Folha de S. Paulo, sobre os recentes escândalos envolvendo o Congresso.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião