O juiz Sergio Moro, alvo em dezembro de uma queixa-crime impetrada por Luiz Inácio Lula da Silva por abuso de autoridade, não saiu de casa para contratar sua defensora no processo. A escolhida é sua mulher, Rosangela Maria Wolff de Quadros Moro, que consta como advogada na ação proposta pelo ex-presidente e seus familiares no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), em Porto Alegre.
Rosangela tem um escritório próprio e é especializada na defesa de entidades sociais como a Apae. Mas também é conhecida por ser fã do trabalho do marido: ela é administradora de uma página no Facebook intitulada “Eu Moro com ele”, onde compartilha notícias sobre o marido, nega boatos e publica imagens e vídeos do dia-a-dia do juiz.
Lava Jato tem fila de espera por delação premiada em 2017
Leia a matéria completaEm novembro, Rosangela publicou uma imagem com o juiz vestindo uma camiseta com os dizeres “In Moro We Trust” (Em Moro Nós Confiamos). Na imagem, no entanto, Moro cobriu algumas das letras para transformar a frase em “In Ro I Trust” (Na Rô Eu Confio).
Caso a ação seja aceita pelo desembargador Sebastião Ogê Muniz, Moro será réu e Rosangela tentará evitar a derrota do marido. Os advogados de Lula pediram condenação dele a uma pena de dez dias a seis meses de detenção.
Rosangela terá que defender o marido por medidas tomadas na Operação Lava Jato, do qual ele é responsável pelos processos em primeira instância. Os advogados de Lula citaram a condução coercitiva do ex-presidente, a busca e apreensão de bens e documentos de Lula e de seus familiares e a interceptação de ligações telefônicas realizadas pelo ex-presidente Lula, além da divulgação do conteúdo dos diálogos.
Na Lava Jato, Lula é réu em três processos e o juiz Sergio Moro é responsável por um, que apura a propriedade de um tríplex no Guarujá, atribuída a Lula, bem como melhorias feitas no imóvel e pagas pela empreiteira OAS. O processo também investiga o pagamento, pela OAS, do armazenamento de parte do acervo presidencial de Lula.
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Discussão sobre voto impresso ganha força em Comissão da Câmara; assista ao Sem Rodeios
Cabeça de Lula e "pancada" do BC põem dólar abaixo de R$ 6 – mas por pouco tempo
Enquete: Lula deveria se licenciar do cargo enquanto se recupera?
Deixe sua opinião