A vereadora, que não disputou a reeleição neste ano, exercia o sexto mandato na Câmara de Curitiba| Foto: Câmara Municipal de Curitiba

A vereadora Nely Almeida (PSDB), que exercia o sexto mandato na Câmara Municipal de Curitiba, morreu por volta do meio dia desta segunda-feira (29), aos 78 anos. A Câmara Municipal de Curitiba decretou luto de três dias pela morte da parlamentar. Segundo informações do gabinete da vereadora, Nely teria passado por uma cirurgia na sexta-feira (26) e faleceu em casa. O Palácio Rio Branco já começa a ser preparado para o velório.

CARREGANDO :)

A cerimônia estava prevista para começar às 18 horas, mas o gabinete da parlamentar informou que houve atraso e a nova previsão é começar a partir das 21h. A cerimônia fecha às 23 horas e reabre amanhã às 8 horas. O enterro deve ser realizado na terça-feira (30) às 15 horas, no Cemitério Parque Iguaçu.

O governador Beto Richa, em viagem ao exterior, manifestou condolências à família a vereadora. "Foi com profundo pesar que recebi a notícia. Nely sempre fez de sua militância política um voto de amor pela cidade e pelos seus cidadãos. É uma companheira que fará falta a todos nós", expressou o governador em matéria divulgada pela Agencia Estadual de Notícias, órgão oficial do governo.

Publicidade

O prefeito Luciano Ducci decretou luto de três dias. "Lamentamos a morte de Nely Almeida, uma incansável defensora dos interesses de Curitiba ao longo de 24 anos na Câmara Municipal. Seu trabalho pela melhoria da qualidade de vida do idoso foi exemplar", afirmou Ducci.

O Presidente da Câmara de Curitiba, João Luiz Cordeiro (PSDB) manifestou tristeza com a morte de Nely Almeida. "Ela tinha uma relação muito próxima com todos os vereadores, muito democrática, uma pessoa auxiliadora nas questões da Casa, ajudando os novos vereadores e tinha uma relação muito forte com os vereadores mais antigos que acompanharam seu mandato. Quando fui líder, ela foi pessoa muito acessível para que a gente pudesse fazer o melhor trabalho, companheira indescritível que nos deixa e que vai deixar uma lacuna nos trabalhos da Câmara Municipal na defesa da sociedade curitibana", comentou.

O vereador Jair Cezar (PSDB) lamentou em nota a morte da parlamentar. "(...) Curitiba está se despedindo de uma das mulheres que fez parte da história da nossa democracia, especialmente em nossa cidade e que vai deixar um grande legado para a vida social e política da cidade".

A vereadora Maria Goretti (PSDB) também divulgou nota lamentando o falecimento da vereadora Nely Almeida. "Nely Almeida foi sempre uma vereadora altiva, atuante e que amava Curitiba. Um exemplo de vida política e partidária", disse. Maria Goretti ressalta que Nely Almeida fará falta e lembra que juntas eram as únicas vereadoras mulheres do partido.

Em nota, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também demonstrou pesar pela morte da vereadora. "Curitiba perde uma grande líder política, que dedicou seus mandatos na luta pelos direitos dos idosos e aposentados, deficientes físicos e gestantes. Sua trajetória política também deve ser lembrada pela preocupação em melhorar a qualidade de vida dos curitibanos", afirmou.

Publicidade

Nely Almeida optou por não disputar a reeleição no pleito deste ano.

Suplência

Quem deve assumir a vaga deixada por Nely é Iranei da Silva Fernandes (PSDB), líder comunitário da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O político aguarda apenas a confirmação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e da Câmara Municipal.

Trajetória política

Nely Lidia Valente de Almeida ocupou a cadeira de vereadora de Curitiba desde o ano de 1989 e estava em seu sexto mandato. Era viúva do médico Felix do Rego Almeida. A parlamentar foi licenciada em Geografia e História pela UFPR.

Publicidade

Seu trabalho na Câmara sempre buscou dar atenção aos problemas enfrentados pelos idosos e aposentados, como benefícios fiscais, mercado de trabalho e projetos de cultura e alfabetização. Dentre as lei de sua iniciativa estão a que garante o transporte gratuito aos maiores de 65 anos de idade; a que atende prioritariamente aos idosos, deficientes físicos, gestantes e mulheres com criança no colo nas filas de caixas dos supermercados; a que determina o uso de focinheira em cães ferozes em locais públicos; a que proíbe a venda de bebidas alcoólicas próximo as escolas e a que dispõe sobre a Política Municipal de Atenção ao Idoso.

Ela foi co-autora do projeto que autoriza o Poder Executivo a criar e implantar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, chamado Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Nely foi autora de trabalhos culturais como o Esboço Histórico de Curitiba, Curiosidades Históricas da Irmandade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais da Vila de Curitiba e Histórias de Curitiba. Foi também e co-autora do livro de auto-ajuda "Curingas para minha auto-estima". Idealizou também o curso "O Despertar do Vencedor", que tem como objetivo a elevação da auto-estima e da qualidade de vida dos participantes.

Veja a repercussão da morte da vereadora nas redes sociais

Publicidade