Faleceu nesta terça-feira (02), em Curitiba, aos 82 anos, o contador Douglas Bastos Pequeno, ex-homem de confiança do Abib Miguel, o Bibinho, ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Conforme informou a funerária, o contador faleceu em decorrência de problemas cardíacos. O corpo foi enterrado às 10 horas desta quarta-feira (03), no Cemitério Água Verde.
Em 2010, quando foi divulgada a série Diários Secretos, sobre a qual o Ministério Público (MP) abriu investigação, Pequeno detalhou o esquema de lavagem de dinheiro da quadrilha de Bibinho na tentativa de aliviar as penas para parentes que foram envolvidos no escândalo de funcionários fantasmas. O contador sofria um processo por improbidade administrativa, mas ainda não havia sido julgado.
O depoimento do contador e de outra testemunha também desencadeou a Operação Argonauta ação realizada na última sexta-feira pelo MP e que resultou em nova prisão de Bibinho. As informações repassadas por Pequeno e por um segundo homem, que não teve o nome revelado, foram fundamentais para o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do MP, deflagrar a investigação.
Bibinho foi preso na sexta-feira quando recebia cerca de R$ 70 mil em uma mala de Edivan Bataglin, homem considerado peça-chave em um suposto esquema de lavagem de dinheiro feito com recursos desviados da Assembleia. Além deles, foram presos dois filhos de Bibinho Luciana Lara Abib e Eduardo Miguel Abib e o irmão de Edivan, Sandro Bataglin.
Desidratação do pacote fiscal escancara fraqueza de Lula e Haddad no Congresso
O que o PT dizia sobre a alta do dólar durante o governo Bolsonaro
Podcast repercute a loucura do dólar e as responsabilidades do governo Lula
Ex-ministro de Lula confessa mentira sobre agricultura familiar: “inventamos esses números”