Morreu ontem, aos 82 anos, o ex-secretário de Planejamento do Paraná Nestor Bueno. Ele estava em casa, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Há cerca de um ano, Bueno convivia com uma esclerose lateral amiotrófica, doença que provoca fraqueza e atrofia muscular, dificulta a fala e a deglutição dos alimentos. O quadro de Bueno havia se agravado nas últimas semanas.
O corpo foi velado em Curitiba e sepultado em Ponta Grossa. O ex-secretário da Fazenda do Paraná Heron Arzua representou o senador Roberto Requião (PMDB), que nomeou Bueno para a secretaria. "Era, sem dúvida, a pessoa que mais conhecia de finanças e orçamento no estado. A modernização da prefeitura de Curitiba, durante o governo do Jaime Lerner, também se deve a ele", considera Heron.
Nestor Bueno era advogado de profissão, graduado pela Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa em 1962. Ele também se formou na primeira turma da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa, a primeira instituição de ensino superior da cidade, criada em 1949. O último cargo público ocupado por ele foi a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, onde permaneceu até dezembro de 2010.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia