Os monges do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, tiveram de deixar seus aposentos nos últimos dias. Foram transferidos para outros pavimentos do prédio para que a reforma da área a ser ocupada pelo Papa Bento XVI, que visita o Brasil em maio. O mosteiro tem três pisos: um deles, com escritório, será de uso exclusivo do papa. Ele ficará três noites ali em maio, na sua primeira visita ao país . Estão sendo refeitos o jardim e o quarto 1, onde ele vai dormir, e que tem 16 metros quadrados. O esquema de segurança será rígido.

CARREGANDO :)

O mosteiro não é luxuoso, mas é extremamente aconchegante. O Papa alemão provavelmente se sentirá em casa, já que o autor do projeto do mosteiro foi seu conterrâneo, o arquiteto Richard Berndl.

No centro do prédio há um jardim que ganhará um novo projeto paisagístico. O aposento do Papa terá as paredes pintadas de branco e móveis rústicos. Haverá um escritório e um banheiro anexos.

Publicidade

Próximo à suíte há uma sala que será usada para reuniões. Hoje ela é utilizada pelos monges como local para estudar música. Possui um piano preto próximo à janela, que dá vista para o Largo São Bento.

O pavimento tem ainda uma entrada para o primeiro andar da Basílica de Nossa Senhora da Assunção, onde está uma pequena capela. O espaço estará reservado para Bento XVI realizar suas orações e, talvez, celebrar uma missa fechada.

Na mesma ala ficará o refeitório do Papa, que também está sendo remodelado. Dom João explica que ainda não sabe quem acompanhará Bento XVI e, por isso, não tem como dizer se virá um cozinheiro e qual a alimentação dele.

Mas dificilmente o papa deixará de experimentar os famosos bolos beneditinos produzidos no mosteiro. A receita é secreta e é passada de monge para monge.

O convite para o Papa hospedar-se no Mosteiro de São Bento partiu do ex-cardeal arcebispo de São Paulo, dom Claudio Hummes. Mas o local só foi escolhido depois da expedição de uma comissão vinda do Vaticano, em dezembro passado.

Publicidade

Segundo o prior do mosteiro, a comitiva que acompanhará Bento XVI ficará instalada no primeiro andar do mosteiro.