"Movimento social, contínuo e apartidário", assim se define a organização do "Dia do Basta" em sua descrição no Facebook. Com mais de 83.300 "curtidas", a ação tem como objetivo reunir pessoas descontentes com os escândalos de corrupção e mobilizá-las para protestos que acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de abril em diferentes cidades do Brasil e do exterior.
Os organizadores criaram eventos na rede social informando a data e a hora do protesto em cada uma das cidades. Porém, alguns deles teriam sido apagados pelo Facebook, segundo informações publicadas na página do movimento.
De acordo com o grupo, eles têm duas missões atualmente. Uma delas é tornar aberto o voto parlamentar, a outra, barrar a PEC 37/2011, também chamada de "PEC da impunidade". Cada uma das missões corresponde a um abaixo-assinado on-line divulgado pelo movimento.
Curitiba
Na capital paranaense, o evento no Facebook do 'Dia do Basta' já tem a presença confirmada de 300 pessoas. O grupo planeja se reunir para manifestar nesta sexta-feira (19) em frente à Prefeitura, às 14 horas, e no domingo (21), na Boca Maldita às 15h.
Brasil
Outras cidades das cinco regiões do país já confirmaram a data das suas marchas da corrupção, divulgadas na página do evento geral. Brasileiros no exterior também articularam suas passeatas. As mobilizações vão para a frente de consulados e embaixadas brasileiras em países como Inglaterra, Portugal e Estados Unidos e Canadá.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura