O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) entrega, na terça-feira aos presidentes do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP) e da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) um mega-cartão de três metros de comprimento com assinaturas de protesto de populares do Rio colhidas pelo Movimento pela Ética na Política. O documento é um protesto contra o pagamento de dois subsídios parlamentares extras em razão da convocação extraordinária.
Chico Alencar, que é membro do Conselho de Ética, critica a convocação do Congresso neste primeiro mês ( de 16 de dezembro de 2005 a 13 de janeiro de 2006), período em que não serão realizadas sessões plenárias e o funcionamento será apenas parcial.
Segundo ele, neste primeiro mês apenas algumas comissões e o Conselho trabalharão e definirão seus próprios cronogramas:Sem plenário aberto e determinado, tem o objetivo de minimizar perante a opinião pública o desgaste da convocação com uma falaciosa supressão de todo o recesso parlamentar - afirmou Chico.
Segundo o deputado, o Conselho de Ética vai analisar, em reunião na próxima terça, a segurança jurídica de se votar relatórios de processados antes que a Casa, como um todo, retorne aos trabalhos, dia 1 6 de janeiro.
- Fora isto, e além da elaboração conclusiva dos relatores dos 11 processos do valerioduto, estaremos cingidos à rara boa-vontade das testemunhas convidadas que definirem datas para seu comparecimento, o que, sabidamente, não é muito provável neste período de passagem de ano.
Deixe sua opinião