O Movimento PT, da candidata Maria Rosário (RS), não vai apoiar o candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, no segundo turno das eleições internas do partido. A deputada federal gaúcha conquistou cerca de 13% dos votos e pode ser o fiel da balança nas eleições, podendo decidir no segundo turno. Tradicionalmente o Movimento PT, tendência de centro, aliava-se ao Campo Majoritário, mas dessa vez vai se deslocar para a esquerda do partido.
Em quatro estados onde haverá segundo turno (Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba e Maranhão), o Movimento PT vai disputar a eleição com o Campo Majoritário. De acordo com avaliação do Movimento PT feita em reunião realizada na última quarta-feira, isso por si só já dificultaria a aliança com o Campo Majoritário no cenário nacional. Some-se a isso a necessidade de renovação do partido apontada pela tendência.
O apoio do Movimento PT ao candidato Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, será automático, mas em relação ao candidato da Democracia Socialista, Raul Pont, o grupo vai impor uma condição: Pont terá de defender o governo Lula. Valter Pomar e Raul Pont disputam voto a voto quem vai para o segundo turno com Berzoini.
O Movimento PT formou uma comissão para articular o segundo turno, formada pela própria Maria do Rosário, pela senadora Serys Slhessarenko, o vice-presidente nacional do PT, Romênio Pereira, e o presidente do Banco Popular do Brasil, Geraldo Magela. Dos 24 estados onde o Movimento PT está presente, 17 mandaram representantes para a reunião. Geraldo Magela, do Distrito Federal, ficou isolado na reunião defendendo o apoio a Berzoini. Também participaram do encontro os deputados Fátima Bezerra (RN), Fernando Ferro (PE), Carlos Santana (RJ), Ivo José (MG)e Nelson Pellegrino (BA).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião