No penúltimo dia para a regularização do título eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teve movimento inesperado. A fila para atendimento chegou próxima à Marechal Floriano Peixoto na manhã desta terça-feira (8). Por volta das 13 horas, as pessoas aguardavam atendimento na calçada e o movimento foi intenso durante toda a tarde. Segundo a assessoria do TRE, as pessoas aguardaram de 20 a 40 minutos para serem atendidas, em média. No período de pico, o atendimento demorou até 2 horas. O movimento começou a diminuir apenas após as 16 horas.
A assessoria havia informado na segunda-feira (7) que não previa movimento intenso, porque a maior parte dos eleitores já regularizou seus títulos com o recadastramento biométrico, encerrado em janeiro de 2012.
A previsão, porém, não se confirmou: muitos eleitores deixaram para a última hora a regularização com a Justiça Eleitoral. Além de regulamentar pendências, o TRE atende pessoas que pretendem transferir ou tirar o título de eleitor.
O prazo vai até esta quarta-feira (9). O atendimento é das 9h às 18 horas. Conforme a assessoria do TRE, as pessoas que comparecerem ao local até as 18 horas desta quarta e não conseguirem atendimento imediato receberão senha para garantir a regularização.
Na segunda-feira o órgão atendeu aproximadamente 1,4 mil eleitores, informou a assessoria. Nesta terça-feira o TRE recebeu cerca de 2 mil pessoas, mesmo número estimado para o último dia do prazo de regularização.
Aproximadamente 211 mil títulos de eleitor foram cancelados em Curitiba após o término do recadastramento biométrico. Desse número, cerca de 25 mil pessoas devem regularizar a situação até quarta-feira (9). De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, o restante dos eleitores normalmente se encaixa na parcela que não comparece para votar.
Pessoas com mais de 18 anos que não regularizarem a situação até a quarta-feira (9) não poderão votar nas eleições municipais de outubro. Os eleitores com títulos cancelados não conseguem tirar passaporte, fazer matrícula em instituições públicas ou prestar concurso público.
Serviço
O TRE fica na Rua João Parolin, 55, Prado Velho. Mais informações pelos telefones (41) 3330-8674 e 3330-8673.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião