O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai ficar apenas um fim de semana em Brasília, mas sua passagem por aqui não deve ser das mais tranqüilas, pelo menos se depender dos movimentos sociais. Enquanto a Polícia Federal prepara o maior esquema de segurança já visto na cidade para a visita de um presidente, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Coordenação dos Movimentos Sociais preparam "uma vigorosa agenda de protestos" e farão de tudo para que Bush não tenha sossego por onde passar na capital. Confiante no esquema de segurança, o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, aposta que Bush vai "ficar feliz e voltar outras vezes", mas o presidente da UNE, Gustavo Petta, diz que ele "vai ter a recepção que merece".
Até sábado, os movimentos sociais concluem os preparativos da agenda de protestos, como roteiros das passeatas e alvos das manifestações, contra a visita do presidente americano, que chega a Brasília na noite de sábado e deixa o país no domingo. De acordo com a direção da UNE, a intenção é chamar atenção para a crescente presença militar dos americanos na América Latina.
- Somos absolutamente contrários à intenção dos Estados Unidos de instalar uma base militar na região do Cahco, no Paraguai, um local estatégico para os americanos. Manifestaremos também todo nosso repúdio à política externa assassina de Bush, em geral, e à guerra do Iraque, em particular - disse Gustavo Petta.
Por enquanto, a UNE já definiu que realizará manifestações criativas, com cartazes bem-humorados e grandes bonecos representando o presidente americano, mas o forte esquema de segurança deve manter Bush longe dos protestos. As manifestações servirão também para o lançamento do abaixo-assinado pela condenação de Bush por crimes contra a Humanidade, iniciativa do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta Pela Paz (Cebrapaz). A Coordenação dos Movimentos Sociais reúne CUT, MST, UBES, Comissão Pastoral da Terra, União Brasileira de Mulheres, entre mais de 20 entidades e movimentos.
Segundo agenda extra-oficial, Bush chega a Brasília no sábado à noite e ficará hospedado no Blue Tree, que está fechado para a comitiva. O Hotel Naoum também foi reservado para os jornalistas americanos. No domingo, por volta das 9h, Bush terá um encontro com jovens líderes brasileiros, no Espaço da Corte, na Vila Planalto, perto do Blue Tree e da Esplanada. Em seguida, segue para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Granja do Torto, onde deve fazer um passeio pelos jardins e uma declaração à imprensa. Bush almoça com Lula na Granja e dá uma palestra no Blue Tree à tarde, seguindo para a Base Aérea no fim do dia.