Brasília (Folhapress) – O Ministério Público (MP) Estadual de Goiás informou ontem ter encontrado prova de sonegação fiscal na compra de terras pelos pais do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares de Castro em Buriti Alegre (GO), terra natal do petista.

CARREGANDO :)

Quatro áreas que somam 185,6 hectares (38 alqueires) foram registradas como tendo sido adquiridas, segundo o MP, por R$ 147 mil, mas perícia judicial concluída no último dia 4 apontou que elas valem R$ 765,2 mil.

Apesar de as áreas pertencerem aos pais de Delúbio e não a ele, o MP investiga se a compra das propriedades, feita de maio de 2004 a abril deste ano, envolve enriquecimento ilícito do ex-tesoureiro. As terras tiveram matrículas registradas em cartório em junho de 2005.

Publicidade

Em uma dessas áreas rurais no município de Buriti Alegre, Delúbio comemorou no sábado passado seu aniversário de 50 anos. A festa gerou ontem outra investigação do MP.

Reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" mostrou que Delúbio usou um caminhão-pipa, que tinha o nome da Prefeitura de Buriti Alegre escrito em sua lateral, para "refrescar" convidados no sítio.

O promotor de Justiça que atua em Buriti Alegre, Reuder Motta, disse ontem que abriu procedimento administrativo para apurar suposto favorecimento da prefeitura ao ex-tesoureiro petista. O prefeito João Alfredo de Mello Neto é do PT. Ele foi eleito com apoio de Delúbio, então influente dirigente do partido.

Mello Neto disse à reportagem que o caminhão pertence a uma prestadora de serviço contratada pela prefeitura, mas não soube dizer o nome da empresa.

"No fim de semana, eles ficam livres para serviços particulares", afirmou. O promotor disse que ouvirá os motoristas do caminhão. "Já mandei chamá-los", contou. Ele disse suspeitar que o caminhão pertença à prefeitura. Buriti Alegre tem 9 mil habitantes.

Publicidade