A 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro Regional de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), determinou a exoneração de 14 parentes de vereadores e integrantes da executiva do município. De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), os servidores ocupam cargos comissionados e foram nomeados pela atual prefeita, Bete Pavin, e pelo presidente da Câmara, José Renato Strapasson, que ocupou a prefeitura no início deste ano.
O ministério informou que as nomeações contrariam as disposições da Súmula Vinculante n.º 13, expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que impede o nepotismo. Segundo o MP, a decisão de exonerar os ocupantes dos cargos foi proferida com base em uma ação de improbidade administrativa proposta pela 6ª Promotoria de Justiça da cidade.
Segundo o Ministério Público, a promotoria aponta que no total 18 pessoas foram beneficiadas, das quais quatro são parentes de secretários municipais, oito têm parentesco com vereadores de Colombo e seis com chefes, assessores e diretores de departamentos da prefeitura.
Embora a promotoria tenha levantado a existência de 18 pessoas com grau de parentesco com os integrantes do Executivo e Legislativo, o MP declarou que foram excluídos da ação quatro parentes de secretários municipais, que serão objeto de outra ação. O ministério lembra que a prefeita e o vereador, assim como os 14 comissionados, estão sujeitos às penas previstas pela Lei de Improbidade Administrativa, como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo período de três a cinco anos e a aplicação de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo agente público.
Outro lado
A assessoria de imprensa da prefeita, Bete Pavin, declarou que não foi notificada do caso e que, por isso, não irá se pronunciar. Já o presidente da Câmara, José Renato Strapasson, afirmou que também não foi notificado do caso, mas nega as nomeações de parentes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião