Especialistas em direito, política, filosofia e estudos sociais do país estarão reunidos em Curitiba, a partir de hoje, para o Congresso Estadual do Ministério Público do Paraná (MP-PR). O evento, direcionado a membros da instituição, vai até sexta-feira e antecipa o Dia Nacional do MP, comemorado no próximo dia 19. O objetivo é debater questões como segurança, direitos humanos, corrupção e justiça social.
A primeira conferência, que ocorrerá logo depois da abertura oficial, marcada para as 18h30 de hoje, ficará a cargo do cientista social Oscar Vilhena Vieira, diretor da Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas e diretor-executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime. Ele falará sobre o tema "Instituições de Aplicação da Lei, movimentos sociais e promoção da cidadania".
Troca de ideias
Entre os outros palestrantes convidados estão o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso; o senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Luiz Kukina; e o professor de Ética e Filosofia da Unicamp Roberto Romano.
"É um momento para trocar ideias e fazer uma autocrítica da nossa atuação", diz o promotor Eduardo Cambi, um dos organizadores do congresso. Segundo ele, a proposta é debater de maneira interdisciplinar assuntos que preocupam a instituição.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo