Londrina - O prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), é alvo de mais uma ação por improbidade administrativa. Ontem, a Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público anunciou que ajuizou uma ação civil contra o prefeito. O MP também citou na ação o então secretário de Gestão Pública, Marco Cito; o ex-procurador-geral do município Fidelis Canguçu; a empresa Proguarda Administração e Serviços e seu responsável, Marcelo Macedo da Fonseca.
Segundo o MP, os acusados teriam aumentado o valor do contrato com a empresa de segurança utilizando um aditivo contratual irregular, o que teria gerado um gasto para o município de R$ 1.143.817,05. Esta é a quinta ação por improbidade proposta pelo MP-PR contra o prefeito desde o início do ano. A promotoria requer a devolução de R$ 1,4 milhão aos cofres da prefeitura, imposição de multas aos acusados e a que, ao fim do processo, o prefeito Barbosa Neto seja impedido de se candidatar novamente a cargos públicos.
As ações anteriores são por publicidade pessoal na festa de réveillon de 2010; por suposto uso de vigilantes na rádio da família com pagamento pela prefeitura; irregularidades na contratação do Instituto Atlântico para serviços de saúde e irregularidades no treinamento da Guarda Municipal.
O promotor Renato de Lima Castro disse ontem que mesmo com a advertência dos dois gestores do contrato, o aditivo foi liberado indevidamente. Conforme o promotor, o secretário Marco Cito esperou a troca de procuradores para conseguir o parecer favorável. "Isso demonstra que todos os movimentos eram para favorecer a empresa", afirmou Castro.
Procurada, a assessoria de imprensa informou que o prefeito Barbosa Neto estava em uma reunião do partido no Rio de Janeiro e que não se pronunciaria sobre o caso. A assessoria afirmou também que o secretário Marco Cito estava em viagem para Cascavel.
A reportagem tentou contato com Marcelo Macedo da Fonseca, na sede da empresa em Goiânia, mas ele não foi localizado. A Proguarda informou que ele retornaria a ligação, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.
Colaborou Marcelo Frazão.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado