Com a cassação de mandato de prefeitos, uma das primeiras ações dos novos administradores de Santo Antônio da Platina e de Bocaiúva do Sul foi reformular o secretariado. O recém-empossado prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira (DEM), afirma que isso é um procedimento normal e que, após efetivar mudanças na equipe e tomar conhecimento da prefeitura, irá traçar um plano de governo.
Oliveira, que rompeu com o prefeito cassado já no início do mandato, lembra que é a terceira vez que José Ritti Filho (sem partido) é afastado. "É preciso que a população tenha um pouco de calma, já que é necessário reestruturar a prefeitura." No entendimento de Oliveira, as sucessivas trocas de prefeito não trouxeram benefícios à população, porque a administração pública precisa de continuidade. "Nas duas vezes anteriores ele (Ritti Filho) foi afastado por ordem judicial. Acredito que mesmo que recorra, o judiciário não vai interferir. Os poderes são autônomos, não pode haver muita interferência", diz.
Em Bocaiúva do Sul, com o afastamento de Lindiara Santos Berti, o vice-prefeito, Ademir Costacurta (DEM), assumiu o cargo e demitiu o secretariado da pedetista. Costacurta demitiu inclusive o marido de Lindiara e ex-prefeito de Bocaiúva do Sul, Élcio Berti (DEM), que era chefe de gabinete da prefeitura.
Berti não se conforma com a cassação da mulher, nem com a atitude de Costacurta, de exonerá-lo. "O que está acontecendo em Bocaiúva é uma perseguição política", afirma. Ele diz também que a atitude dos vereadores é o início das movimentações políticas para as eleições municipais do ano que vem. "Eles querem me atingir. Sabem que eu vou me candidatar à prefeitura", declara.
Depois das demissões realizadas pelo atual prefeito, as relações de Lindiara com o antigo aliado ficaram estremecidas. "Ele não precisava demonstrar tanta hostilidade", disse. Costacurta foi procurado pela reportagem mas não retornou as ligações. (RD)
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião