O ex-presidente do Uruguai José Mujica ironizou neste domingo (10) o convite feito pelo senador Ronaldo Caiado (DEM) para comparecer ao Congresso brasileiro e esclarecer a polêmica sobre uma suposta confissão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva quanto ao escândalo do mensalão.
“Que viajar para algum lado! Que viajar! Eu vou é para Europa”, ironizou o ex-líder uruguaio (2010-2015) quando perguntado sobre o assunto após comparecer às urnas durante as eleições departamentais e estaduais realizadas no país hoje.
A polêmica surgiu após o lançamento do livro-reportagem “Uma ovelha negra do poder”, que relata os cinco anos de governo de Mujica. Na publicação, o ex-presidente uruguaio teria indicado aos autores, os jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, que Lula confessou saber da existência do mensalão.
Questionado se está recebendo muitas ligações do Brasil por causa do livro, Mujica respondeu que este é um tema já esclarecido após ter negado a conversa com Lula sobre o escândalo de corrupção. Além disso, disse não se sentir surpreso pela repercussão.
As declarações atribuídas a Mujica fizeram Caiado, da oposição à presidente Dilma Rousseff, anunciar na última sexta-feira que fará um convite para Mujica vir ao Congresso esclarecer a polêmica.
Sobre a visita à Europa que revelou hoje, Mujica, atual senador no Uruguai, afirmou aos jornalistas, entre risos, que viajará “quando subir no avião”.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast