Marcello Alencar (PSDB), ex-governador do Rio de Janeiro| Foto: Marco Antonio Cavalcanti/Agência O Globo
Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara de Curitiba

Hilário Andraschko (PDT), prefeito de Palmas, no Sul do Paraná, recebeu 262 multas do Tribunal de Contas (TC), que somam mais de R$ 760 mil. O motivo é a contratação irregular de 262 servidores municipais, entre médicos, enfermeiros, professores e administradores, em 2012. Segundo o TC, Andraschko contratou servidores por meio de Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA) e não por concurso público, infringindo o artigo 37 da Constituição, que prevê realização de teste seletivo para contratar funcionários. O advogado do prefeito, Leandro Camargo Martins, informa que a defesa já entrou com recurso para que o tribunal revise a decisão. Martins não quis comentar a decisão e diz que prefere esperar o TC se manifestar sobre o recurso.

CARREGANDO :)

Concurso do TJ

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) divulgou ontem a relação dos candidatos do concurso para técnico judiciário que terão a questão discursiva corrigida. A lista, juntamente com o gabarito oficial definitivo e o desempenho individual dos candidatos na prova objetiva, pode ser conferida em http://nc.ufpr.br/.

Publicidade

Luto no Rio

O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar (PSDB, foto) morreu na madrugada de ontem aos 88 anos no seu apartamento. A causa da morte não foi divulgada. Ele, porém, estava com a saúde debilitada – teve dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Além de governador, Alencar foi senador e prefeito do Rio por duas vezes. Durante o regime militar, após ter os direitos políticos cassados em 1969, chegou a ser advogado de presos políticos e se filiou ao PDT. Era atualmente presidente do honra do PSDB do Rio, partido ao qual se filiou em 1994.

Livro sobre a ditadura 1

Será lançado hoje o livro Depoimentos para a História – A resistência à ditadura militar no Paraná. A obra, de autoria de Antonio Narciso Pires de Oliveira, Fábio Bacila Sahd e Silvia Calciolari, é resultado de um longo trabalho coordenado pelo grupo Tortura Nunca Mais no Paraná.

Livro sobre a ditadura 2

Publicidade

O trabalho registrou em vídeo depoimentos de 165 pessoas que combateram o regime militar – os depoimentos estão disponíveis no YouTube. O livro, além de um resumo dos depoimentos, traz uma contextualização do período. O lançamento será na sede da OAB, na Rua Brasilino Moura, 253, no bairro Ahú, em Curitiba.

Comissão Processante rejeitada

O pedido de instalação de uma Comissão Processante contra o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), foi rejeitado na noite de ontem. Foram dez votos pela rejeição contra quatro a favor da comissão. A solicitação foi feita na semana passada por lideranças dos movimentos sociais que sugerem responsabilidade do chefe do Executivo no aumento da tarifa do transporte coletivo, em desacordo com o resultado da CPI conduzida pelos vereadores. Se aprovada, a comissão poderia resultar na cassação do mandato de Pupin. Sem ter alcançado a maioria dos votos o pedido foi arquivado.

Pinga-fogo

"A convidada de honra para a primeira viagem do metrô em Curitiba será a vereadora Julieta Reis, que não acreditava que o edital ia sair."

Publicidade

Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara de Curitiba.

Colaboraram: Rogerio Waldrigues Galindo, Luan Galani, Taiana Bubniak e Bruna Maestri Walter.