Pinga-fogo
"Faço oposição com coerência e responsabilidade, propositivamente. A oposição para bater por bater é desnecessária."
Noemia Rocha (PMDB), vereadora, líder da oposição na Câmara de Curitiba. Na prática, apenas ela e Professor Galdino (PSDB) são assumidamente de oposição na Casa.
A secretária municipal de Trânsito de Curitiba, Luiza Simonelli, poderá prestar esclarecimentos na próxima semana aos vereadores sobre o atraso no envio de multas de trânsito. Na capital, o envio acabou suspenso entre 4 de julho e 19 de agosto porque a prefeitura não efetuou o pagamento devido aos Correios. Em requerimento, o vereador Chicarelli (PSDC) pedia inicialmente a convocação da secretária. O vereador, no entanto, retirou o requerimento e, após acordo de lideranças, a proposição será reapresentada com a assinatura de outros vereadores e sob a forma de convite. O líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), disse que a vinda da secretária deve ocorrer na próxima semana para discutir as ações da pasta, segundo informações do site da Câmara.
O número
R$ 76,3 milhões é o valor do empréstimo que a prefeitura de Curitiba busca junto à Caixa Econômica Federal para complementar investimentos previstos no PAC da Copa. O financiamento foi aprovado ontem pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal, e deverá ser analisado por outras comissões.
CPI em Maringá 1
Um desequilíbrio nas contas da Transporte Coletivo Cidade Canção é um dos principais motivos que impedem a empresa de reduzir a tarifa do ônibus em Maringá. A explicação foi dada pelo administrador executivo da empresa, Roberto Jacomelli, na CPI que investiga o transporte coletivo. Para o administrador executivo, o cenário econômico desfavorável se deve à queda no número de passageiros.
CPI em Maringá 2
A intenção dos vereadores que integram a CPI é investigar se o argumento usado pela empresa procede. Segundo o relator, o vereador Humberto Henrique (PT), a empresa ainda não conseguiu provar os argumentos. Ele cobra a planilha oficial de metodologia de custos, que ainda não foi entregue aos membros da comissão.
Protesta Brasil
Acaba de ser lançado o primeiro livro sobre os protestos recentes ocorridos no Brasil. No livro "Protesta Brasil", da editora Prata, os professores universitários Edson Fernandes e Ricardo de Freitas Roseno discutem a mobilização pelas redes sociais, os impactos das manifestações e a violência presente em algumas delas.
Comissão da Verdade
A composição da Comissão Nacional da Verdade sofreu mudanças. Cláudio Lemos Fonteles está deixando de ser membro da comissão, a pedido. No seu lugar, a presidente Dilma Rousseff designou Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari.
Participação no Concitiba
Os vereadores de Curitiba aprovaram ontem o aumento de membros no Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba). O número foi elevado de 16 para 32. Serão 13 membros do poder público, oito de movimentos populares, três representantes dos trabalhadores, três do empresariado, três indicações de entidades profissionais e técnico-científicas, e dois membros de ONGs.
Colaboraram: William Kayser e Bruna Maestri Walter.
Deixe sua opinião