Atento aos rumos da economia brasileira, o ex-presidente Lula continua ouvindo as avaliações do ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda Antonio Palocci (foto). Longe da vida partidária e dos holofotes do Planalto desde que deixou o governo Dilma Rousseff, em 2011 (após o escândalo envolvendo sua evolução patrimonial), Palocci faz parte do time de especialistas que discutem com frequência a conjuntura econômica do país com o ex- presidente. Na última segunda-feira, o ex-ministro esteve com Lula em um seminário em São Paulo, onde o economista Luiz Gonzaga Belluzzo fez uma avaliação da atual conjuntura à cúpula do PT. O objetivo do encontro, organizado pelo Instituto Lula, era ampliar a base de informações dos petistas sobre o assunto, que se tornou ponto central nas discussões do ano pré-eleitoral.
Aliás...
Durante o encontro, Lula disse a aliados que não está preocupado com a possível candidatura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e que, diante das pesquisas eleitorais favoráveis à reeleição de Dilma, deve-se evitar o "salto alto". A orientação do ex-presidente aos colegas de partido é focar este ano na resolução dos grandes problemas do país.
Irregularidades em Guaratuba
O Tribunal de Contas do Estado (TC) julgou irregular a prestação de contas do município de Guaratuba em relação a um convênio no valor de R$ 33 mil firmado com o governo do estado. O TC detectou irregularidades no convênio e responsabilizou o ex-prefeito Miguel Jamur e a atual prefeita, Evani Justus. Os dois gestores foram multados e terão de devolver os recursos para a prefeitura. Cabe recurso da decisão.
Novo ministério
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que criou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o 39.º ministério do governo federal. Parte da estrutura já existente do Ministério do Desenvolvimento, será repassada à nova pasta. Isso porque a secretaria assumirá as atribuições que o ministério tem atualmente referentes às micro e pequenas empresas. Ainda não há previsão de quando sairá a nomeação do titular do ministério.
Operação
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi submetido ontem a uma cirurgia para corrigir uma hérnia abdominal. O procedimento, que já estava agendado, foi realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a assessoria do parlamentar, Alves está bem e deve passar o feriado de Páscoa na capital paulista. Os médicos recomendaram apenas que ele evite esforços na próxima semana.
Páscoa em Foz
O governador Beto Richa (PSDB) vai passar o feriado de Páscoa num luxuoso hotel na cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, com a família. O destino é constantemente escolhido pelo tucano nos feriados e nas festas de fim de ano.
Pinga-fogo
"O hino do meu querido Palmeiras é uma beleza, mas estava fora de lugar na prova do Enem! Quantos horrores não ocorreram em milhões de provas?"
José Serra, ex-governador de São Paulo, no Twitter, comentando a redação do Enem que incluía um trecho do hino do clube e recebeu 500 de 1 mil pontos possíveis.
* * * * *
Colaboraram: Karlos Kohlbach e Guilherme Voitch.