• Carregando...
Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados | Daniel Caron/ Gazeta do Povo
Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara dos Deputados| Foto: Daniel Caron/ Gazeta do Povo
  • Humberto Costa, senador (PT-PE)

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS, foto), parte para missão oficial na China neste domingo. Maia passará a semana fora e só retorna ao Brasil no dia 9. A intenção da viagem é colocar em prática um mecanismo de intercâmbio legislativo entre os dois países e visitar empresas de alta tecnologia e obras públicas de impacto em Xangai. O convite foi feito pelo presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional – que corresponde à Câmara dos Deputados brasileira –, Wu Bangguo. Na semana de retorno de sua viagem à China, Maia pometeu colocar projetos relacionados à área de segurança pública em votação. Embora ainda não haja projetos definidos, o presidente da Câmara já se comprometeu a colocar na pauta do plenário nos dias 12, 13 e 14 propostas sobre segurança.

Em alta

Transparência

O governo federal se comprometeu nesta semana a divulgar o salário de cada um dos servidores do Executivo até 30 de junho. Embora ainda não tenham definido como irão fazer a divulgação, Câmara e Senado já definiram 31 de julho como data limite para a divulgação das informações.

Em baixa

Vereadores de Curitiba

Levantamento realizado pela Gazeta do Povo mostrou que os vereadores de Curitiba estão longe de serem considerados transparentes. Numa escala de 0 a 10, os vereadores ficaram com média 2,4 quando o assunto é transparência. A nota mínima necessária para o mandato de um parlamentar ser considerado transparente é 8.

Descontentes

Durante esta semana pré-feriado, o Planalto tentará retomar os diálogos com a oposição na Câmara. Desde a última quarta-feira, os parlamentares da oposição passaram a obstruir a votação de matérias relacionadas ao orçamento. O descontentamento dos oposicionistas com o governo aumentou depois que a ministra Ideli Salvatti faltou a uma reunião em que se trataria sobre a indicação de um novo vice-líder do governo, tradicionalmente responsável por fazer o meio de campo entre governo e oposição da Comissão de Orçamento.

Rabadas

O ex-presidente Lula deu uma justificativa gastronômica para explicar como escolheu o programa de TV em que reapareceu publicamente após o tratamento contra o câncer na laringe. "Perguntam por que escolheu o Ratinho. Porque já comi rabada na casa dele e ele na minha", disse Lula para ressaltar sua amizade com o apresentador paranaense.

Pinga-fogo

"Não acredito que isso [o esvaziamento da sessão] vá acontecer, até porque a sociedade brasileira está inteiramente sintonizada com os fatos aqui no Senado e não vai admitir que, se for o caso de votar alguma punição ao senador, representantes se ausentem sem razões extremamente justificáveis."

Humberto Costa, senador (PT-PE, foto), a respeito dos boatos de que os parlamentares estariam articulando uma maneira de salvar o mandato de Demóstenes Torres (sem partido-GO), em provável votação no plenário.

* * * * *

Colaborou: Sandro Moser

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]