O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) diplomou ontem os candidatos eleitos no estado no pleito de outubro. No evento, o governador reeleito Beto Richa (PSDB) voltou a defender o tarifaço sancionado por ele na última segunda-feira. O tucano também prometeu anunciar no máximo até sábado o restante do secretariado para o segundo mandato.
Pouco antes do início da cerimônia, Richa admitiu que o aumento de impostos que passará a valer a partir de 1.º de abril do ano que vem é uma medida impopular. Mas defendeu que a decisão é fundamental para a economia do Paraná. "Um governante responsável tem que apresentar também medidas impopulares. A gente não vive só de medidas simpáticas, de anúncios que agradam a população", afirmou. "Essas medidas são importantes para o estado. E não tem nada fora da média, não tem nada exorbitante no que foi apresentado."
Pelo texto publicado nesta semana no Diário Oficial, a alíquota do ICMS sobre uma extensa lista de produtos, que pode atingir até 95 mil itens de consumo popular, passará de 12% para 18%. Também haverá aumento de 40% na alíquota do IPVA e de um ponto porcentual na do ICMS da gasolina. Sobre os problemas financeiros do estado, admitidos recentemente pelo futuro secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, o governador garantiu que a situação será resolvida no próximo mandato. "Todas as administrações encontram algumas dificuldades de final de ano, como o pagamento do 13.º salário. Vamos entrar no novo mandato com uma situação muito melhor, com tudo equacionado", disse.
Richa também defendeu o projeto que passa a gestão do sistema penitenciário do estado da Secretaria de Justiça para a pasta da Segurança o texto foi aprovado sob críticas pela Assembleia na última terça-feira. "A Secretaria de Segurança está estruturada para ter melhor controle do sistema prisional e isso é importante para que não haja novas rebeliões."
Eleitos diplomados
Na cerimônia, realizada em Curitiba, foi diplomada, além de Richa, a vice-governadora eleita, Cida Borghetti (Pros). Eles tomam posse em 1.º de janeiro. Também receberam o diploma o senador reeleito Alvaro Dias (PSDB), os 30 deputados federais pelo Paraná e os 54 deputados estaduais. Todos eles assumem o mandato em 1.º de fevereiro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião