Segue firme e forte o movimento pró-abafa. Ontem, os senadores petistas Ideli Salvatti (SC) e Tião Viana (AC) dedicaram-se a recrutar apoio do PMDB para derrubar requerimentos em suas respectivas CPIs (Correios e Bingos). Divisão de tarefas A missão imediata de Ideli é evitar a quebra de sigilos de seis corretoras que operam para fundos de pensão, votação já abortada uma vez por ela. Já Tião trabalha, antes de mais nada, para impedir o depoimento do irmão de Antônio Palocci. Fase de testes Se sentirem firmeza no terreno, os governistas optarão por votar os requerimentos e derrotá-los em vez de simplesmente esvaziar o plenário, como fizeram na semana passada. A maior dificuldade é na CPI dos Bingos, vulgo "do fim do mundo", onde o governo é minoria. Cabeça feita Os governistas esperam contar também com a mão amiga do presidente do Senado. Pessoas próximas a Renan Calheiros (PMDB- AL) dizem que é para inglês ver sua dúvida sobre estender ou não o prazo de funcionamento das CPIs. "Já decidimos que não vai haver prorrogação", sentencia um aliado. Agora vai Reunido sexta com a cúpula do PMDB para festejar a vitória de Aldo Rebelo (PC do B-SP), Lula declarou, pela terceira ou quarta vez desde que assumiu a Presidência, que tomará as rédeas da articulação política. Participação especial Lula disse, porém, que só pretende se envolver nos "grandes temas". O ministro Jaques Wagner fica com o "dia-a-dia". Quem indica A CPI dos Correios tem informações de que foi Delúbio Soares, a pedido do Palácio do Planalto, quem intermediou as audiências do empresário Marcos Valério no Banco Central. Teia de aranha O último depoimento disponível no site da CPI dos Correios é o de Marcus Vinícius Ferreira, genro de Roberto Jefferson, em 24 de agosto. Depois disso há apenas "em digitação" à frente dos nomes dos depoentes.
Duro de roer Lula escalou Ciro Gomes para atuar na negociação que tenta colocar fim à greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio contra a transposição do São Francisco. Dado o estilo durão do ministro da Integração Nacional, há quem tema pelo religioso.
Na plataforma O Brasil vai mandar um astronauta ao espaço. Na viagem de Lula à Rússia, no dia 18 deste mês, será assinado um protocolo para que o brasileiro Marcos Pontes embarque na próxima missão espacial daquele país. Faixa única Francisco Chagas deve retirar hoje sua candidatura ao diretório paulistano do PT. O gesto selará a vitória de Paulo Fiorillo, o favorito de Marta Suplicy. Desafinado Em meio ao apoio quase unânime do PT de São Paulo a Ricardo Berzoini no 2.º turno da disputa nacional, um pequeno grupo ligado a Arlindo Chinaglia, líder de Lula na Câmara, faz campanha para Raul Pont. Tropa reforçada Em Pernambuco, o PFL fechou setembro com um acréscimo de três deputados federais e dois estaduais, além de 320 filiações entre prefeitos, vices, vereadores e ex-prefeitos. "Vamos sair desta crise dando uma resposta democrática nas urnas", diz o senador Marco Maciel.
TIROTEIO
* Do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), sobre Lula, que ontem recomendou "cautela com as denúncias":
Como o Zé Dirceu, a cada dia o presidente fica mais convencido de sua inocência.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”