O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) assume nesta sexta-feira (24) a Presidência da República interinamente sem compromissos externos. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Renan ficará responsável por despachos internos no Palácio do Planalto.
Ele é terceiro na linha sucessória da presidente Dilma Rousseff e ficará no cargo durante a ausência de Dilma, do vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP), e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Os três estão no exterior.
Dilma viajou ontem para a Etiópia, onde participará do Jubileu de Ouro da União Africana, no próximo sábado. Ela retornará apenas no domingo.
Temer, por sua vez, foi a Quito, no Equador, para a posse do presidente Rafael Correa, e retornará só no sábado, quando assumirá o cargo de presidente.
Alves está fora do Brasil desde o início da semana, em viagem aos Estados Unidos.
Não é a primeira vez que Calheiros assume a cadeira presidencial: em 2006, quando presidente do Senado, ele ocupou o cargo na ausência do então vice-presidente José Alencar e do então presidente Lula.