Brasília - A Mesa Diretora do Senado fracassou ao tentar aprovar ontem um plano de reajuste de cargos e salários dos servidores, com impacto de R$ 170 milhões na folha de pagamento da Casa neste ano. O projeto era mantido em segredo até ontem.
A votação foi frustrada pelo pedido de adiamento da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), que articulou o plano, não quis divulgar o documento nem falar sobre o assunto.
A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) afirmou que os membros da Mesa foram informados dos pontos principais do plano somente durante a reunião e que Heráclito se comprometeu em enviar uma cópia do texto a todos os senadores.
O impacto na folha de pagamento, que deve chegar a 9,82% em 2010, deve saltar para 12% em 2011, segundo informações de técnicos que tiveram acesso ao plano. Hoje, a folha da Casa é de R$ 1,7 bilhão.
Os servidores do Senado pressionam os parlamentares pela aprovação de um reajuste ainda neste mês. Mas o aumento só entrará em vigor se for aprovado em plenário.
Deixe sua opinião