Um dia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Uruguai para participar da 29 Cúpula do Mercosul, na quinta-feira, a crise política brasileira foi tema de reportagem no jornal uruguaio "El País". Na página quatro e o jornal noticia as denúncias de que o PT pagou uma dívida de R$ 1 milhão com a empresa Coteminas, da família do vice-presidente José Alencar, com recursos não-contabilizados. O título é "Outra vez o PT no meio de uma crise".

CARREGANDO :)

A reportagem afirma que "quando já pareciam se acalmar as denúncias de irregularidades, o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfrenta novas complicações". O jornal relata o caso e conta que o vice-presidente Alencar disse estar "muito triste com tudo isso". Alencar, ressaltou o jornal, disse que houve o pagamento e que sua empresa agiu corretamente, emitindo os recibos correpondentes e os incluindo em seus registros contábeis. O jornal, com uma notícia produzida pela AP, fala em recursos "não-contabilizados", mas não usa a expressão caixa-2.

O nome do presidente Lula é citado apenas no início, para explicar que o PT é seu partido. Lula tentará ficar pelo menos um dia longe da turbulência política. O presidente chega por volta das 17h30 de quinta-feira a Montevidéu e só deve embarcar de volta ao Brasil na sexta-feira, no final da tarde. O presidente Lula participará da reunião da Cúpula do Mercosul e encontros paralelos com os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner; da Venezuela, Hugo Chávez, e do Paraguai, Nicanor Duarte.

Publicidade