O senador Aécio Neves (PSDB-MG, foto) cancelou a viagem que faria a partir de hoje para Pernambuco e Paraíba, onde iria aproveitar as festividades do São João para se tornar mais conhecido no Nordeste. Provável candidato tucano à Presidência em 2014, Aécio iria a Caruaru (PE) e a Campina Grande (PB), que disputam a condição de "maior festa de São João do país". O tucano entende que o clima político atual não é propício a aparições em ambientes festivos, motivo pelo qual preferiu adiar a viagem para data ainda a ser marcada. Em Pernambuco, Aécio estaria com o governador Eduardo Campos (PSB), seu potencial concorrente na corrida presidencial do próximo ano. Na sexta-feira, Aécio, que é presidente nacional do PSDB, divulgou nota em que cumprimenta "os brasileiros que vêm se manifestando de forma democrática e pacífica, escrevendo uma importante página da história do país".
Sobe: Movimento Passe Livre
Conseguiu reduz as tarifas do transporte público em diversas cidades do país.
Desce: Partidos
Manifestações que tomaram as ruas colocaram em questão o sistema partidário brasileiro.
"Foi patético"
O presidente do PSD de Curitiba, deputado Ney Leprevost, considerou "patético" o pronunciamento feito na noite de sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff (PT) em rede nacional de rádio e tevê. Dilma falou aos brasileiros sobre os protestos que tomaram conta do país. Leprevost afirmou que todos os diretórios estaduais do PSD estão sendo consultados sobre uma eventual aliança com o PT nas eleições de 2014. E, como secretário-geral do PSD do Paraná, ele vai tentar convencer o partido a não apoiar Dilma.
Álcool e direção
O deputado estadual Douglas Fabrício (MD) quer tornar obrigatória a publicação no Diário Oficial do estado do nome dos motoristas punidos com a perda da carteira de habilitação por dirigirem sob o efeito de álcool ou drogas. Segundo o parlamentar, que apresentou a proposta nesta semana, a ideia é criar uma espécie de "ficha suja" dos motoristas. Pelo projeto, a publicação em diário deverá trazer o nome do infrator, o número da carteira e a fundamentação da punição recebida.
Pesquisa na área
Está na rua uma pesquisa de opinião sobre o governo Beto Richa (PSDB) e o cenário para a disputa ao governo em 2014. O levantamento está sendo feito por um instituto do Rio Grande do Sul. Além da avaliação sobre a gestão do tucano, o entrevistado ainda é questionado sobre o trabalho que a ministra da Casa Civil e provável candidata do PT ao governo do estado, Gleisi Hoffmann, vem desempenhando. Uma lista de prováveis concorrentes ao governo no ano que vem também é apresentada.
Pinga-fogo
"Ela não se dá conta de que faz parte de um governo que está há dez anos no poder; fala como se tivesse chegado agora."
Roberto Freire, deputado federal e presidente nacional do PPS, ao analisar o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre as manifestações que tomam as ruas do país.
Colaborou: Euclides Lucas Garcia