• Carregando...
Ângelo Vanhoni, deputado federal | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Ângelo Vanhoni, deputado federal| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"Dilma e aqueles que ela nomeou devem a todos uma explicação, já que não cuidaram da petroleira com o devido zelo e respeito."

Rubens Bueno (PPS-PR), deputado federal.

  • Rubens Bueno, deputado federal

Dois deputados federais paranaenses apareceram bem no Ranking do Progresso de 2014, divulgado pela revista Veja nesta semana e que mede o desempenho dos parlamentares. Relator do Plano Nacional de Educação, Ângelo Vanhoni (PT, foto) apareceu em terceiro lugar, entre 513 deputados, com nota 9,36. Sandro Alex (PPS) também entrou no top 20: ficou em 17º, com nota 8,36. Entre os senadores do Paraná, Gleisi Hoffmann (PT) foi quem apareceu melhor: décima colocação, entre 81, com nota 7. Roberto Requião (PMDB, 43º, nota 4,13) ficou no pelotão do meio e Alvaro Dias (PSDB, 63º, 2,42) apareceu entre os piores senadores. O ranking foi feito pelo Núcleo de Estudos sobre o Congresso, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a pedido da revista, com base na atuação dos parlamentares em nove eixos específicos. Quem está mal no ranking dos senadores é Aécio Neves (PSDB). Ele aparece na lanterna, com nota zero. A revista logo se apressou para desmentir a própria pesquisa, comunicando em nota que os resultados foram distorcidos porque o senador esteve em campanha, fora de Brasília, desde junho. Segundo a Veja, trata-se de um "ponto fora da curva". Pode até estar fora, mas não está muito distante. Em 2013, ele também apareceu entre os piores: tirou 3,8. Já em 2012 ele foi relativamente bem, com nota 7.

Agenda

Quinta-feira: a presidente Dilma Rousseff (PT) toma posse de seu novo mandato como presidente da República, em Brasília. A solenidade deve começar às 14h30. Ela irá, em carro aberto, do Palácio da Alvorada para o Congresso. No plenário da Câmara dos Deputados, ela assume publicamente o compromisso constitucional. Por volta das 16h30, ela discursa à nação da rampa do Congresso.

Quinta-feira: o governador Beto Richa (PSDB) também toma posse na quinta-feira. A cerimônia será realizada na Assembleia Legislativa. A posse será no plenário da Assembleia e terá modelo similar ao da posse de Dilma. Primeiro, ele assumirá o compromisso constitucional e, depois, fará seu discurso. A cerimônia começa às 16h.

Operação férias

Uma operação de cinema foi montada para garantir a privacidade e a segurança da presidente Dilma Rousseff em suas férias. Ela aproveitou o domingo ensolarado para curtir a Praia da Viração, na Bahia. O local, paradisíaco, fica na Ilha dos Frades, em Salvador, e é praticamente deserto. Dilma e sete familiares foram levados ao local por uma lancha da Marinha. Três lanchas, também da Marinha, impediam o acesso de embarcações privadas à praia. A única trilha que leva à praia também foi bloqueada.

Câmara em números

Em 2014, os vereadores de Curitiba apresentaram exatamente 17.648 proposições, entre requerimentos, pedidos de informação e projetos de lei. Os números estão no relatório anual de atividades, apresentado pela Comissão Executiva. Dessas 17 mil proposições, 450 eram projetos de lei. Número quase quatro vezes maior do que o número de projetos sancionados ou promulgados: 112.

Colaborou: Chico Marés.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]