São Luís (AE) Pelo menos nove pessoas, entre elas uma criança e um bebê, morreram num naufrágio às 5 horas de ontem na baía de São José, perto de São Luís (MA). Até a tarde mergulhadores procuravam corpos de 10 a 12 desaparecidos. Mais de 30 pessoas estavam num barco de 7,8 metros de comprimento segundo a Capitania dos Portos, tratava-se do Estrela Guia I, que tinha licença para navegar com apenas dois tripulantes em atividades de pesca, não de transporte de passageiros.
Nove pessoas se salvaram. "Veio uma onda muito forte, e, de repente, o barco começou a virar", disse Iraneide Cardoso, que levava no colo a filha de 1 ano e 4 meses. "Tentei segurar minha neném, mas ela escapou." O corpo do bebê foi encontrado. O sogro, dois cunhados e um sobrinho de Iraneide estão desaparecidos, assim como o piloto do barco e seu assistente.
Mergulhadores da Marinha e equipes do Corpo de Bombeiros participaram das buscas, com apoio de um helicóptero, até as 18 horas. A operação será retomada hoje, às 6 horas.
As vítimas são, na maioria, adolescentes e jovens que voltavam de um povoado do município de Icatu, a 50 quilômetros de São Luís, para São José de Ribamar, a 20 km da capital. O grupo tinha saído de São José na terça-feira, para uma apresentação de dança folclórica.
Segundo o supervisor do Centro de Operações Integradas dos bombeiros, Carlos Mendes, o Estrela Guia I, superlotado, pode ter afundado por causa dos ventos fortes, que deixaram o mar agitado, ou em virtude do choque com um banco de areia.
Um inquérito, a ser aberto pela polícia, vai apurar causas e circunstâncias do acidente e definir responsabilidades. Um tribunal da Marinha julgará o caso nos aspectos ligados à segurança da navegação.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião