São Luís (AE) – Pelo menos nove pessoas, entre elas uma criança e um bebê, morreram num naufrágio às 5 horas de ontem na baía de São José, perto de São Luís (MA). Até a tarde mergulhadores procuravam corpos de 10 a 12 desaparecidos. Mais de 30 pessoas estavam num barco de 7,8 metros de comprimento – segundo a Capitania dos Portos, tratava-se do Estrela Guia I, que tinha licença para navegar com apenas dois tripulantes em atividades de pesca, não de transporte de passageiros.

CARREGANDO :)

Nove pessoas se salvaram. "Veio uma onda muito forte, e, de repente, o barco começou a virar", disse Iraneide Cardoso, que levava no colo a filha de 1 ano e 4 meses. "Tentei segurar minha neném, mas ela escapou." O corpo do bebê foi encontrado. O sogro, dois cunhados e um sobrinho de Iraneide estão desaparecidos, assim como o piloto do barco e seu assistente.

Mergulhadores da Marinha e equipes do Corpo de Bombeiros participaram das buscas, com apoio de um helicóptero, até as 18 horas. A operação será retomada hoje, às 6 horas.

Publicidade

As vítimas são, na maioria, adolescentes e jovens que voltavam de um povoado do município de Icatu, a 50 quilômetros de São Luís, para São José de Ribamar, a 20 km da capital. O grupo tinha saído de São José na terça-feira, para uma apresentação de dança folclórica.

Segundo o supervisor do Centro de Operações Integradas dos bombeiros, Carlos Mendes, o Estrela Guia I, superlotado, pode ter afundado por causa dos ventos fortes, que deixaram o mar agitado, ou em virtude do choque com um banco de areia.

Um inquérito, a ser aberto pela polícia, vai apurar causas e circunstâncias do acidente e definir responsabilidades. Um tribunal da Marinha julgará o caso nos aspectos ligados à segurança da navegação.