O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou ontem o primeiro pedido de resposta desde o início da campanha para as eleições 2006. O candidato ao governo pelo PDT Osmar Dias teve pedido negado contra o site www.horahnews.com.br, em função de uma matéria publicada no dia 12 de julho. O TRE negou o pedido alegando que não houve ofensas e calúnias contra o candidato.
No texto, o jornal on-line insinua que Osmar gostaria que as investigações a respeito de acessores do deputado federal José Janene (PP) corressem em sigilo para não ferir a sua candidatura, que tem aliança com o PP. A matéria diz que "a decretação do sigilo em torno das investigações sobre os assessores do deputado Janene é objeto de um torcida silenciosa, mas empolgada, junto aos apoiadores da candidatura de Osmar Dias, do PDT". De acordo com o relator, Renato Lopes de Paiva, juiz auxiliar do TRE, "o que se vê é o exercício de jornalismo crítico".
Durante a sessão de ontem do tribunal, tanto o procurador regional Eleitoral, Néviton de Oliveira Guedes, quanto o juiz João pedro Gebran Neto disseram que o TRE deve se atentar ao fato de que é o primeiro de uma série de pedidos de resposta que devem surgir nesse processo eleitoral. Segundo eles, o TRE deve ter "um parâmetro" para aceitar os pedidos para não cair no perigo de receber um volume muito grande desse tipo de ação. (DN)