O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, passará por reformas para receber os 21 vôos domésticos de Congonhas. Segundo ele, as obras começarão na próxima semana. Jobim explicou que será uma espécie de plano diretor de emergência. Para o ministro, a principal providência a ser tomada a curtíssimo prazo é a ampliação da área de check-in, onde deverá ser instalado um painel maior de informação de atrasos de vôos e horários de embarque.

CARREGANDO :)

Acompanhado do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, e do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, o ministro disse que a pista do aeroporto é boa, mas tem alguns problemas na área de taxiamento.

De acordo com o superintendente regional da Infraero, Edgar Brandão Júnior, as pistas do Aeroporto de Viracopos passarão por reforma no ano que vem. Ele disse que a pista de taxiamento deverá ser alargada em 15 metros e a de pouso, que tem 2.040 metros de comprimento, deverá ter uma reforma total.

Publicidade

- A pista não é reformada há 20 anos. E a cada 20 anos deve se passar por uma reforma - disse Brandão Júnior.

O pedido de reforma foi encaminhado há cerca de 4 meses.

- Mas não há riscos. A pista está em boas condições, com grooving, tudo em ordem. Faremos agora os reparos necessários - afirmou o superintendente regional.

Atualmente, o aeroporto atende 800 mil usuários por ano. A idéia é passar a atender 2 milhões de passageiros. A vocação de Viracopos é o transporte de cargas e, com as mudanças em razão da crise aérea, a previsão do prefeito da cidade, Dr. Hélio (PDT), é que nos próximos anos Viracopos passe a receber 6 milhões de usuários.

- O ministro vai colocar mais verbas no PAC para a expansão de Viracopos porque não podemos mudar a vocação do aeroporto. Já estamos com 80% da vocação de cargas lotada. É preciso R$ 150 milhões para desapropriações na construção da segunda pista do aeroporto - disse o prefeito.

Publicidade

O ministro da Defesa chegou hoje por volta das 9h45m ao aeroporto de Viracopos. Ele não quis comentar a intenção do governo de construir um trem para ligar Campinas a São Paulo. Segundo ele, essa é uma medida a longo prazo. Jobim afirmou, no entanto, que está sendo estudada uma linha expressa de ônibus que para ligar o aeroporto à capital.