Com a pontuação na carteira nacional de habilitação (CNH) estourada, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet foi afastado das ruas para não pôr em risco os demais motoristas. Para voltar a dirigir, Piquet está freqüentando um curso de reciclagem numa autoescola de Brasília, de segunda a sexta-feira. O ex-piloto freqüentou a aula nesta segunda ao lado da mulher Viviane, entre 14h30m e 17h30m, dividindo a sala com outros 20 alunos.
A diretoria do Detran de Brasília não deu detalhes da punição aplicada a Piquet, mas o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) prevê a cassação da carteira, por um período de um a doze meses, quando o motorista acumula mais de 20 pontos em multas num período de doze meses. Também pode ter a CNH suspensa o motorista punido por infrações definidas como gravíssimas (sete pontos), como excesso de velocidade acima de 50% da permitida na via.
Segundo o código, a CNH será devolvida ao titular após aprovação no curso de reciclagem. Em caso de reincidência no período de um ano, a punição pode aumentar para um prazo de seis a 24 meses sem dirigir, sendo necessário passar por novo curso de reciclagem.
"A penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada, nos casos previstos neste código, pelo prazo mínimo de um mês até o máximo de um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de dois anos, segundo critérios estabelecidos pelo Contran", diz o artigo 261 do CBT.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião