A proibição do nepotismo no Judiciário foi o empurrão que faltava para dar início ao processo de demissão de parentes em todos os poderes. Para o deputado Tadeu Veneri (PT), autor da emenda constitucional que proíbe a nomeção de parentes no Executivo, Legislativo, Tribunal de Contas e Ministério Público, a decisão deve facilitar a aprovação da medida no Paraná. Ele apresentou a emenda em agosto do ano passado. O projeto deve ser votado ainda no primeiro semestre.
Cobiça "É um cargo tão importante que os 54 deputados querem ocupar. Aqui dentro todo mundo gostaria do apoio do governador." A frase é do líder do governo na Assembléia Legislativa, Dobrandino da Silva (PMDB), sobre a indicação do nome do vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti (PMDB), para o cargo de conselheiro de Tribunal de Contas do Estado.
Visconde O vereador Fábio Camargo (PFL) vai entrar com mandado de segurança na Justiça solicitando que as obras na Avenida Visconde de Guarapuava, no centro de Curitiba, não sejam levadas adiante antes de um amplo debate com a população. A medida, segundo o pefelista, tem por objetivo aplacar os ânimos dos comerciantes, que ameaçam fechar novamente a avenida em protesto contra a decisão da prefeitura de acabar com as estacionamento na via. Na sexta-feira à noite, a prefeitura obteve na Justiça liminar proibindo novos bloqueios na avenida. Futuro do PPS O presidente do PPS no Paraná e pré-candidato a governador, Rubens Bueno, diz que o futuro do partido será discutido no 15.º Congresso Nacional, dia 24 de março, em Belo Horizonte. Ele garante que o PPS não abre mão da candidatura do deputado Roberto Freire à Presidência da República e está confiante na superação da cláusula de barreira.
Otimismo Segundo Bueno, a cláusula de barreira está na Lei 9.096 desde 1995 e o PPS luta para superá-la. "Para isso, estamos percorrendo todo o país orientando nossos dirigentes estaduais na busca de chapas próprias, priorizando candidaturas de deputados federais. De acordo com esse planejamento, faremos 5,6 milhões de votos", prevê.
Documentador Um dos projetos que será votado em março na Assembléia obriga que o cargo de documentador escolar nos municípios seja ocupado por meio de eleição direta nas escolas. A proposta é do deputado Geraldo Cartário (PMDB) e tem a finalidade de acabar com a indicação política para o cargo, o que está provocando atritos entre deputados e governo. Em cada município, existe um documentador que representa a Secretaria de Educação.
Sudoeste O secretário estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, garantiu ao deputado Augustinho Zucchi (PDT) que vai participar de uma reunião ainda não marcada com prefeitos e lideranças do Sudoeste para discutir os altos índices de criminalidade na região. O deputado está pedindo soluções urgentes e aumento do efetivo para combater o grande volume de assaltos, furtos e arrombamentos na região que representa.
CPI da Bola A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o futebol deve ser instalada na Assembléia após o carnaval. O deputado estadual Barbosa Neto (PDT) solicitou urgência à presidência da Casa na formação da CPI, argumentando que os deputados não podem "lavar as mãos" diante das denúncias de corrupção contra o Tribunal de Justiça da Federação Paranaense de Futebol (FPF). "São acusações de lavagem de dinheiro e fabricação de resultados que precisam ser apuradas", disse.
Fórum O prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski (PMDB), desapropriou um terreno, que será doado ao Poder Judiciário. Na área, com cerca de 8.600 metros quadrados, será construído o Novo Fórum do município, que integra a região metropolitana de Curitiba. "O antigo fórum não tinha espaço para atender a demanda de processos e alguns tinham que ser atendidos fora do horário comercial", justifica Goinski.
*****
Pinga-fogo
* Prefeitos paranaenses têm até 15 de março para se inscrever no 2º Prêmio Homero Oguido de Experiências Municipais, promovido pelo governo estadual.
* Nesta edição, o prêmio contemplará experiências voltadas à participação popular, erradicação do analfabetismo, inclusão social e geração de emprego e renda.
* O governo estadual anuncia, para quinta-feira, a assinatura de um termo de compromisso com três montadoras de veículos instaladas no estado Audi/Volkswagen, Renault e Volvo estipulando os prazos para que elas implantem as modificações sugeridas pelo Conselho de Política Automotiva, que avaliou as condições de trabalho nessas empresas.
* Instalado no ano passado pelo governador Roberto Requião, diante de denúncias de que vêm crescendo o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas montadoras de carros.
* Germano Rigotto, que deixou o governo gaúcho para disputar as prévias do PMDB à Presidência da República, aproveitou a divulgação do baixo crescimento do PIB em 2005 2,3% para criticar PSDB e PT, seus dois eventuais adversários mais fortes nas eleições.
Pacote de Haddad marca divórcio com mercado e não “faz cócegas” na dívida pública
Pacote confirma que PT quer levar o Brasil ao abismo fiscal
Diplomatas preveem problemas com a COP-30 em Belém após caos na organização do G20
Treinamento antipreconceito estimula preconceito, descobre estudo ocultado pela imprensa
Deixe sua opinião