• Carregando...

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa vota na próxima quarta-feira o parecer do deputado José Maria Ferreira (PMDB) à proposta de emenda constitucional que proíbe o nepotismo no Paraná. O texto ainda vai receber alterações sugeridas pelo presidente da CCJ, Durval Amaral (PFL), e pela OAB. A votação pelo plenário está marcada para o dia 28. Nenhum deputado se manifestou contra a proposta e a expectativa é de que seja aprovada por unanimidade.

Encontro – O prefeito Beto Richa (PSDB) almoçou ontem na Assembléia Legislativa com a bancada do partido. O assunto foi a escolha de Geraldo Alckmin como candidato a presidente da República. O nome agradou em cheio. Apesar da definição nacional do PSDB, as alianças no Paraná continuam em compasso de espera. "Vai depender do que acontecer lá em cima. Temos que esperar a convenção para começar a pensar, mas não dá para definir nada ainda", disse o presidente da Casa, Hermas Brandão.

Autoritário – "Estuprar meia-dúzia dá, mas o partido inteiro não". O desabafo é do primeiro-secretário da Assembléia, Nereu Moura (PMDB), sobre a posição dos senadores Renan Calheiros e José Sarney de barrar o processo de candidatura própria do partido. Com a prévia, Moura prevê que a ala não vai ter como enfrentar a maioria e se opor na convenção.

Chega – A bancada governista não se conforma com os votos dos "traidores" na eleição para conselheiro do TCE. Os deputados têm a convicção que os dissidentes teriam votado em Orlando Pessuti (PMDB) se o voto fosse aberto. O governo esperava 32 votos e recebeu 28. O deputado Alexandre Curi (PMDB) anunciou ontem que vai apresentar um projeto de lei proibindo votação secreta. A mesma proposta foi apresentada por ele na Câmara de Curitiba, junto com o vereador Ney Leprevost (PP).

Embate – Discussão longa e tensa ontem na Assembléia Legislativa entre o o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB) e o deputado Ângelo Vanhoni (PT). Rossoni anunciou ontem que vai enviar um ofício ao governador Roberto Requião (PMDB) para que esclareça denúncias que teria feito sobre o PT. De acordo com Rossoni, o governador disse que petistas teriam pedido a ele na campanha de 2004, autorização para um aumento de preços para um contratado da Sanepar – a Pavibras – Pavimentação e Obras Ltda.

Defesa – De acordo com Rossoni, seria um aumento dentro da lei que renderia R$ 5 milhões para a campanha do PT à prefeitura de Curitiba. Vanhoni rechaçou a acusação e exigiu provas, porque o governador não teria feito a declaração durante a reunião da Operação Mãos Limpas, há duas semanas. Disse ainda que o deputado não poderia levantar suspeitas sem uma denúncia concreta. Rossoni não se convenceu e disse que o governador precisa se explicar na Assembléia.

Ordem – O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB) convidou ontem a OAB para participar do processo de revisão da Lei Orgânica do Município que é de 1991. "E, para evitar uma colcha de retalhos e garantir maior agilidade nos trabalhos, os vereadores candidatos não participam de nenhuma comissão da Casa", frisou Derosso. A discussão deve ser feita no segundo semestre. Objetivo – A vereadora Julieta Reis (PSB), pré-candidata a deputada estadual, espera que ainda este ano a Fundação Cultural de Curitiba resolva o problema do prédio que abrigava a prefeitura de Curitiba, na Praça Generoso Marques. Único edifício da cidade tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, a estrutura tem problemas sérios e pode desabar caso não seja recuperado. Limpa – O vereador Aladim Luciano (PV) criticou a política de segurança pública do governo estadual para os bairros de Curitiba após o descaso com que foi tratado o roubo da panificadora de propriedade dele, há alguns dias. "Na segunda-feira aconteceu um arrastão no bairro da Boa Vista. Várias lojas foram assaltadas. O atendimento pelos órgãos de segurança foi deficiente e demorado, o que me levou a não prestar queixa", argumenta.

Pinga-fogo

* A debandada de três vereadores do bloco independente da Câmara de Curitiba, não preocupa, afirma o vereador Valdemir Soares (PL).

* "Nosso grupo não está interessado em quantidade, mas sim em qualidade", explica.

* O vereador Beto Moraes (PL) apresentou ontem ofício ao prefeito solicitando que o pavilhão do Parque Barigüi, transformado pela prefeitura em espaço esportivo, vire um ginásio de esportes municipal.

* Para o vereador, a prefeitura ainda não tem um local para abrigar grandes eventos esportivos.

* Pré-candidato a deputado federal pelo PPS, o vereador Manassés Oliveira afirma que contará com o apoio de vários sindicatos para se eleger.

* Manassés diz que recebeu recentemente o apoio da Força Sindical.

* Segundo o vereador Celso Torquato (PSDB), os tucanos de Curitiba estão empenhados na candidatura própria ao governo.

* "Nas próximas semanas precisamos anunciar o nome escolhido para fazer frente ao governador, que está em campanha há meses", afirma Torquato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]