| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Sete representações apresentadas pelos partidos de oposição contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência, aguardam julgamento no TSE. A oposição pede que o tribunal considere atos e falas de Lula e Dilma como campanha eleitoral antecipada, o que é vedado pela lei. As representações têm um comum falas de Lula que, embora não citem Dilma ou a pré-candidatura, fazem referências subliminares ao processo eleitoral. De janeiro até agora, segundo levantamento do TSE, quatro ações foram julgadas pelo pleno, com vitória de Lula e Dilma em todas. Mas entre as sete representações que ainda serão julgadas pelo TSE, uma já teve o voto contrário do ministro relator, que determinou que Lula pagasse multa de R$ 5 mil. Como o governo irá recorrer, a ação será analisada pelo pleno.

CARREGANDO :)

Os números

83.963 benefícios do Bolsa Família foram cancelados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome porque as famílias não informaram a escola de seus filhos no Cadastro Único. Em nota, o ministério informou que a falta de dados sobre as unidades de ensino impedia que o governo federal monitorasse a frequência escolar de beneficiários com idades entre seis e 17 anos, uma exigência do programa.

Publicidade

91,5% dos 120 municípios alvos de fiscalização da CGU nos dois primeiros sorteios de 2009 apresentaram irregularidades em suas contas. O principal problema encontrado pelos técnicos foi a dispensa indevida de licitação. O fato aconteceu em 57 das prefeituras fiscalizadas. Mesmo nas dez cidades onde não ocorreram problemas com as licitações, foi constatado mau uso dos recursos repassados pela União.

Mais uma desistência

Dizendo-se desiludido com o cenário político, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse na tribuna do Senado, que não disputará mais eleições. Simon, cujo mandato termina só em 2015, lamentou a resistência do Congresso a apoiar o projeto que impede candidaturas de "fichas-sujas". Na semana passada, deram declarações semelhantes os deputados federais Ciro Gomes (PSB-CE) e José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Digo ao povo que fico 1

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), anunciou que ficará no cargo até dezembro, desistindo, assim, de disputar uma cadeira no Senado. O comando nacional do partido irá a Vitória para tentar fazer Hartung mudar de ideia – o peemedebista é favorito nas pesquisas de intenção de voto.

Publicidade

Diga ao povo que fico 2

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também desistiu de disputar uma cadeira no Senado. Wellington Dias deve ficar no cargo até o fim do ano e coordenará no Nordeste a campanha da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff (PT). A expectativa entre os seus aliados é que, em caso de vitória de Dilma, o petista seja contemplado com um ministério.

Candidatíssima

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) assumiu na sexta-feira a posição de candidata ao Senado. Em viagem ao exterior, Marta enviou a mensagem ao prefeito de Osasco, Emídio Souza (PT), que anunciou que não irá se candidatar ao governo do estado em favor do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Bancoop, o retorno

Publicidade

A Comissão de Meio Ambiente e Controle (CMA) do Senado será a quarta a votar requerimento pedindo a convocação do ex-presidente da Bancoop e atual tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. O pedido de convocação de Vaccari abre a pauta da reunião da CMA da próxima terça-feira, mesmo dia em que o tesoureiro do PT foi convocado a depor na CPI das ONGs. O teor de requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) aprovado pela CPI das ONG, é idêntico ao apresentado à CMA. A CCJ foi a única, até agora, a rejeitar o requerimento de Alvaro Dias sobre o caso Bancoop.

Pinga-fogo

"Eu vou manter (a pré-candidatura à Presidência), mas vou perder lá em Brasília.

O partido já está negociado. Vou sair candidato ao Senado se o partido me der legenda."

Do governador Roberto Requião, mostrando estar conformado com a ideia de que não será o candidato do PMDB à Presidência neste ano.

Publicidade