Inserções na tevê da campanha promovida pela OAB-PR contra a corrupção e a impunidade começaram a ser exibidas ontem na RPC TV. Nesse primeiro momento, o objetivo da Ordem com a campanha é convidar os paranaenses a discutir sobre a série de irregularidades envolvendo a Assembleia Legislativa que foram reveladas pelas reportagens da Gazeta do Povo e RPC TV. "A intenção é manter o assunto vivo e fazer com que os poderes constituídos, responsáveis por investigar e julgar o caso, saibam que a sociedade está atenta ao assunto", comenta Maurício Ramos, diretor institucional da agência Getz, responsável pela produção da campanha da OAB-PR.
Em alta
Aposentados
Conseguiram ver aprovado na Câmara o reajuste de 7,7% equivalente à inflação de 2009 mais 80% do PIB de 2008 reivindicado pela categoria para as aposentadorias acima do mínimo. Na mesma sessão, os deputados também aprovaram o fim do fator previdenciário a partir de 2011 outra luta dos aposentados. As medidas ainda precisam ser aprovadas pelo Senado, que já indicou ser favorável. O Planalto ameaça vetar, mas por ser ano eleitoral é provável que isso não aconteça.
Em baixa
Planalto
Mais uma vez não conseguiu mobilizar os deputados da base aliada a votar favorável a sua proposta e sofreu uma derrota na Câmara Federal na votação da medida provisória que previa o reajuste dos aposentados. Na noite de terça-feira, os parlamentares acabaram aprovando um reajuste maior que o proposto pelo governo e ainda aproveitaram para derrubar o fator previdenciário. Em março, os deputados aprovaram a emenda Ibsen Pinheiro sobre a redistribuição dos royalties , que também contraria o governo.
Viagem cancelada
A coordenação da pré-campanha da senadora Marina Silva (PV) (foto) cancelou a viagem que ela faria à Colômbia no próximo dia 20, depois que o candidato Antanas Mockus, do PV local, recebeu uma ameaça de morte por meio da rede social Facebook. A ameaça obrigou a polícia a reforçar a segurança do candidato colombiano. Estava previsto para o dia 20 um ato público em Bogotá com Marina e Mockus.
Nepotismo
A contratação de parentes de secretários municipais em cargos comissionados, sem concurso público, levou o Ministério Público a apresentar uma ação civil pública contra o prefeito de Tibagi, nos Campos Gerais, Sinval Silva, pela prática de nepotismo. Segundo o MP, foram contratados o filho e a sobrinha da secretária de Saúde, Jeanine Ribas, a irmã da secretária de Indústria, Lilian Prado, o sobrinho do chefe de gabinete, Rildo Leonardi, e ainda o enteado do secretário de Transportes, Antonio Serenato.
Sem aviso
O prefeito de Tibagi enviou nota à imprensa frisando que não tem parentes na prefeitura e que sempre deu todas as informações à promotoria. Segundo ele, o MP não emitiu "qualquer alerta ou sugestão sobre a situação". Na nota, no entanto, o prefeito se omite em relação aos parentes dos secretários. O MP requer a condenação de todos os envolvidos por improbidade administrativa, o que pode levar à perda dos direitos políticos por até dez anos.
Pinga-fogo
"Eu tenho a impressão de que a única pessoa que comete deslizes sou eu. O resto é absolutamente impecável e perfeito."
Da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, em tom irônico, sobre seus deslizes na pré-campanha à Presidência.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião