Inserções na tevê da campanha promovida pela OAB-PR contra a corrupção e a impunidade começaram a ser exibidas ontem na RPC TV. Nesse primeiro momento, o objetivo da Ordem com a campanha é convidar os paranaenses a discutir sobre a série de irregularidades envolvendo a Assembleia Legislativa que foram reveladas pelas reportagens da Gazeta do Povo e RPC TV. "A intenção é manter o assunto vivo e fazer com que os poderes constituídos, responsáveis por investigar e julgar o caso, saibam que a sociedade está atenta ao assunto", comenta Maurício Ramos, diretor institucional da agência Getz, responsável pela produção da campanha da OAB-PR.
Em alta
Aposentados
Conseguiram ver aprovado na Câmara o reajuste de 7,7% equivalente à inflação de 2009 mais 80% do PIB de 2008 reivindicado pela categoria para as aposentadorias acima do mínimo. Na mesma sessão, os deputados também aprovaram o fim do fator previdenciário a partir de 2011 outra luta dos aposentados. As medidas ainda precisam ser aprovadas pelo Senado, que já indicou ser favorável. O Planalto ameaça vetar, mas por ser ano eleitoral é provável que isso não aconteça.
Em baixa
Planalto
Mais uma vez não conseguiu mobilizar os deputados da base aliada a votar favorável a sua proposta e sofreu uma derrota na Câmara Federal na votação da medida provisória que previa o reajuste dos aposentados. Na noite de terça-feira, os parlamentares acabaram aprovando um reajuste maior que o proposto pelo governo e ainda aproveitaram para derrubar o fator previdenciário. Em março, os deputados aprovaram a emenda Ibsen Pinheiro sobre a redistribuição dos royalties , que também contraria o governo.
Viagem cancelada
A coordenação da pré-campanha da senadora Marina Silva (PV) (foto) cancelou a viagem que ela faria à Colômbia no próximo dia 20, depois que o candidato Antanas Mockus, do PV local, recebeu uma ameaça de morte por meio da rede social Facebook. A ameaça obrigou a polícia a reforçar a segurança do candidato colombiano. Estava previsto para o dia 20 um ato público em Bogotá com Marina e Mockus.
Nepotismo
A contratação de parentes de secretários municipais em cargos comissionados, sem concurso público, levou o Ministério Público a apresentar uma ação civil pública contra o prefeito de Tibagi, nos Campos Gerais, Sinval Silva, pela prática de nepotismo. Segundo o MP, foram contratados o filho e a sobrinha da secretária de Saúde, Jeanine Ribas, a irmã da secretária de Indústria, Lilian Prado, o sobrinho do chefe de gabinete, Rildo Leonardi, e ainda o enteado do secretário de Transportes, Antonio Serenato.
Sem aviso
O prefeito de Tibagi enviou nota à imprensa frisando que não tem parentes na prefeitura e que sempre deu todas as informações à promotoria. Segundo ele, o MP não emitiu "qualquer alerta ou sugestão sobre a situação". Na nota, no entanto, o prefeito se omite em relação aos parentes dos secretários. O MP requer a condenação de todos os envolvidos por improbidade administrativa, o que pode levar à perda dos direitos políticos por até dez anos.
Pinga-fogo
"Eu tenho a impressão de que a única pessoa que comete deslizes sou eu. O resto é absolutamente impecável e perfeito."
Da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, em tom irônico, sobre seus deslizes na pré-campanha à Presidência.