Contrariando as expectativas dos bastidores, o candidato Sandro Alex de Oliveira (PPS) aceitou o convite e foi ao programa de rádio do deputado estadual Jocelito Canto (PTB) ontem. Ambos foram adversários no primeiro turno, na disputa pela prefeitura de Ponta Grossa. Sandro Alex – também radialista – levou a melhor, e conquistou a vaga no segundo turno, por apenas 598 votos de diferença.

CARREGANDO :)

Ressentido, Canto declarou neutralidade na campanha e afirma que só decidiu entrevistar os candidatos porque muitos eleitores pediam conselhos sobre a melhor opção de voto. O prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), que concorre à reeleição, foi entrevistado na segunda-feira.

Sandro Alex aproveitou a oportunidade para dizer o que faria com um monumento que popularmente ganhou um apelido escatológico. Com a permissão do ex-prefeito Péricles de Holleben Mello (PT), Sandro pretende, se eleito, derrubar a obra e plantar uma araucária no lugar.

Publicidade

Fila

Aliados do governador Roberto Requião que deixaram os cargos no secretariado estão à espera do chamado para retornar à equipe. Na lista está Ricardo Gomyde, que disputou a prefeitura de Curitiba e ocupava a Paraná Esportes; Mário Pereira, que era diretor financeiro do Detran; e Nedson Karan, que foi candidato a vice-prefeito de Leopoldo Meyer, em São José dos Pinhais. Outro caso é Sâmis da Silva, que foi derrotado na eleição de Foz do Iguaçu.

No banco

Os integrantes do grupo político do governador Requião que estão apreensivos com o futuro terão de esperar. O governador só deve pensar em mudanças no secretariado a partir do dia 5 de novembro, quando retornar da viagem que fará a Dubai e ao Japão.

No banco dos réus

Publicidade

O banqueiro Daniel Dantas, alvo da Operação Satiagraha, volta hoje ao banco dos réus para audiência de interrogatório e julgamento na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, denunciado por suposto crime de corrupção ativa – a Procuradoria da República acusa o controlador do Opportunity de ter tentado subornar com R$ 1,18 milhão o delegado Vitor Hugo Rodrigues, da Polícia Federal, em troca do arquivamento do inquérito sobre atividades do grupo.

Sonhando

O deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) está de olho na segunda secretaria da Assembléia Legislativa, cargo ocupado atualmente pela petista Luciana Rafagnin. Ele defende a eleição individual dos membros da mesa, em vez de chapa completa, o que poderia facilitar seus planos. Stephanes sonha também com a primeira secretaria, mas só concorreria se Alexandre Curi (PMDB), que tem a reeleição certa, disputasse a presidência.

Eleições 1

Desde ontem, os eleitores das 30 cidades onde haverá segundo turno não podem ser presos, exceto em flagrante. A determinação é por causa da eleição que ocorre no próximo domingo. A decisão também é válida para os eleitores de Benedito Leite (MA), que teve o pleito do dia 5 cancelado pela Justiça Eleitoral, depois que alguns eleitores queimaram diversas urnas.

Publicidade

Eleições 2

De acordo com o TSE, exatos 27.166.643 eleitores podem votar nos 30 municípios brasileiros – sendo 11 capitais e 19 cidades com mais de 200 mil eleitores – em que ocorre segundo turno nestas eleições municipais. O número equivale a 21,09% do eleitorado nacional apto a votar no primeiro turno das eleições de 2008.

Adiado

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adiou ontem o julgamento dos dois casos de nepotismo dentro do Tribunal de Justiça do Paraná, mostrados pela Gazeta do Povo em setembro. O caso entrou na pauta da sessão de ontem do conselho, mas foi retirado. A assessoria do CNJ não soube informar o motivo e nem a nova data do julgamento.

Pinga-fogo

Publicidade

Após 10 anos de tramitação do processo, a Justiça condenou, ainda em primeira instância, 44 dos 52 réus acusados de corrupção na prefeitura de Londrina durante a administração do ex-prefeito Antonio Belinati. Na sexta-feira, o juiz da 10ª Vara Cível, Álvaro Rodrigues Júnior, determinou aos réus o ressarcimento dos valores pagos irregularmente à maioria dos 212 funcionários contratados sem concurso público, por indicações políticas, para ocupar cargos na extinta Comurb, atual Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, em 1998.