O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (29), durante viagem ao Ceará, que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, será mantido no cargo a partir de 1º de janeiro de 2011. As declarações de Lula antecipam o comunicado oficial que deve ser feito pela equipe de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff, nos próximos dias.

CARREGANDO :)

"Quero cumprimentar o companheiro Gabrielli por Dilma ter anunciado que ele fica na presidência da Petrobras", disse Lula, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium II, em Caucaia, no Ceará.

Ao final da cerimônia, Lula brincou com os jornalistas dizendo que as perguntas deveriam ser dirigidas ao presidente da Petrobras e não a ele, que "está de saída": "A grande entrevista hoje é com o Gabrielli. Ele é o cara."

Publicidade

Dilma conversou com Gabrielli no começo da semana, mas ainda não anunciou oficialmente sua permanência no comando da estatal.

Despedida

Foi a última viagem de Lula ao nordeste como presidente da República. Adotando o tom de despedida característicos dos últimos eventos oficiais, ele disse que pretende participar de inaugurações no governo de Dilma Rousseff.

"Eu quero estar vivo em 2012, para que quando a Dilma, o [governador do Ceará] Cid Gomes e os governadores do Nordeste forem inaugurar eu quero tomar o primeiro copo de água da transposição das águas do Rio São Franciso", afirmou Lula.

Lula agradeceu o vice-presidente, José Alencar, e o deputado e ex-ministro Ciro Gomes pelo empenho na execução da transposição do Rio São Francisco e disse que deve o projeto aos dois "companheiros". "Ele [Alencar] foi o primeiro a enfrentar o desafio de convencer as pessoas que eram contra para a gente fazer a transposição", disse Lula. "Foi o Ciro que elaborou o projeto e fez o debate", completou.

Publicidade

O presidente disse que o Nordeste elegeu em 2010 a melhor safra de governadores e que a presidente eleita, Dilma Rousseff, "vai fazer uma parceria extraordinária com Cid Gomes e o Ceará terá participação fantástica no PAC".

Lula agradeceu os eleitores pela reeleição de Cid Gomes ao governo do Ceará, pela eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República e pela eleição dos senadores aliados. "Me fizeram um grande favor", disse Lula. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), adversário político de Lula, foi derrotado na disputa ao Senado pelo Ceará.