Agenda
Hoje
Iris Simões (PR) toma posse nesta segunda-feira na Câmara de Curitiba. Ele ocupa o lugar da vereadora Nely Almeida (PSDB), que morreu na semana passada. A missa de sétimo dia de Nely Almeida acontece às 18 horas de hoje na Capela do Hospital Nossa Senhora da Luz, localizada na Avenida Rockefeller, 1450, no Rebouças.
A Câmara de Curitiba analisa o projeto de lei que proíbe o uso do amianto na cidade.
Amanhã
Vereadores debatem a Lei Orçamentária Anual (LOA) de Curitiba com a população em uma audiência pública, no plenário da Câmara, a partir das 9 horas.
Está na pauta da Câmara dos Deputados a votação do projeto que redistribui os royalties do petróleo entre estados e municípios.
Quarta-feira
O STF retoma o julgamento do mensalão para aplicar as penas de 23 condenados.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS, foto), deve assumir a Presidência da República no próximo dia 16, quando Dilma Rousseff e o vice-presidente, Michel Temer, estarão em viagem ao exterior. Será a quarta vez que Maia se torna presidente. Desta vez, porém, a interinidade dele vai ocorrer em meio a atritos entre Dilma e Maia. O presidente da Câmara insiste, contra a vontade do Planalto, em colocar em votação neste mês a redistribuição dos royalties do petróleo e o projeto que acaba com o fator previdenciário.
Aliás...
A presidente Dilma Rousseff vai se ausentar do Brasil para uma viagem à Europa, onde participa, no dia 16, da 22ª Cúpula Ibero-Americana, em Cadiz, na Espanha. Dilma fica fora do país até o dia 19 e deve se encontrar com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Já Michel Temer embarca para a Alemanha no dia 14, onde se encontra com a chanceler Angela Merkel. O vice-presidente retorna ao Brasil no dia 18.
Votação mantida
A comissão especial do novo Código de Processo Civil decidiu manter o prazo de votação do parecer para o dia 13 deste mês, data que foi indicada em um acordo feito na semana passada pelos deputados da comissão.
Venezuela no Mercosul
Brasília vai ser sede, em 7 de dezembro, da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. A reunião, que será comandada por Dilma Rousseff, deve ter a presença dos presidentes Hugo Chávez (Venezuela), José Pepe Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina). O Paraguai, ainda suspenso do bloco, não participará. Os presidentes vão concluir, na ocasião, os procedimentos técnicos para o ingresso definitivo da Venezuela no bloco comercial.
Pinga-fogo
Foto: Valter Campanato / ABr
"A premissa para a realização do leilão é resolver a questão da distribuição dos royalties. E, para que a 11ª rodada seja realizada em maio, é preciso que essa definição seja tomada ainda este ano."
Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ao explicar que esse é o prazo necessário para que a agência possa viabilizar os trâmites legais impostos ao leilão.
Colaboraram: João Pedro Schonarth e Amanda Audi, especial para a Gazeta do Povo.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; assista ao Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Deixe sua opinião