• Carregando...

A oposição só vai decidir hoje a estratégia para o depoimento de Antônio Palocci no Senado. Ontem, o líder do PFL, José Agripino (RN), cogitava até o boicote à antecipação da audiência na Comissão de Assuntos Econômicos, feita, segundo ele, de maneira "intempestiva". Última hora – Procurado por líderes do governo, Agripino rechaçava a possibilidade de uma negociação: "Reunião em feriado não parece adequada para a gravidada crise", argumentava. Ditando a pauta – O líder pefelista na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), também defendia o boicote em massa da oposição. Ele reclamava que Palocci tinha uma audiência hoje na Casa, mas deixaria de comparecer somente para antecipar sua audiência no Senado. Desencontro – Os primeiros oposicionistas consultados pelos arquitetos da antecipação da ida de Palocci ao Senado, inicialmente marcada para o dia 22, foram ACM (PFL-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os dois se mostraram receptivos à idéia, depois rechaçada pela outra ala da oposição. Tiro ao alvo – Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, não é o único a cobrar a conta de Palocci na hora do aperto. Rodrigo Maia, uma das vozes pefelistas mais contundentes contra o ministro, tem entre o seu contencioso na Fazenda as emendas para o Pan do Rio de Janeiro. Time desfalcado – Heloísa Helena (Psol-AL), Jefferson Péres (PDT-AM) e Pedro Simon (PMDB-RS), os inquiridores mais temidos pelos depoentes, não são membros titulares da comissão. Ontem, ainda havia dúvida sobre o formato da audiência na CAE. Ampulheta – Em Ribeirão Preto (SP), opositores de Palocci corriam na tentativa de preparar dossiês para os senadores da oposição sobre as gestões petistas na cidade. Bom comportamento – Soldados tucanos na CPI dos Correios, Carlos Sampaio (SP) e Gustavo Fruet (PR) vão integrar a nova Executiva Nacional do PSDB, a ser escolhida na sexta.

Esteira rolante – A exemplo do que ocorreu nos depoimentos dos presos-testemunhas do caso Celso Daniel, parlamentares acham que está perto de zero a possibilidade de a acareação entre Klinger Sousa, Ronan Pinto e Sérgio 'Sombra' resultar em avanço na apuração. Outras prioridades – Como os três empresários já prestaram longos depoimentos ao Ministério Público, há senadores defendendo que se postergue a acareação pela CPI dos Bingos e, salvo novas revelações, Santo André fique de lado, até para aliviar as críticas do PT.

Lost in translation – Foram tantas as gírias utilizadas pelos presos anteontem, somadas aos atentados à língua, que o senador Eduardo Suplicy (PT) mais de uma vez precisou da ajuda da polícia para entender o que o depoente falava. De volta – O Supremo Tribunal Federal deve julgar amanhã ação movida pela Associação Brasileira das Empresas de Distribuição (Abraed) contra o monopólio postal dos Correios. O processo estava parado no STF desde junho, quando o ministro Joaquim Barbosa pediu vistas. Mano a mano – O vereador paulistano Paulo Teixeira aceitou o desafio do tucano Arthur Virgílio (AM) para a Corrida de São Silvestre, dia 31 de dezembro, em São Paulo. "O senador afirma que vencerá todos do PT. Só se for de metrô. Vou chegar na frente", diz ele.

TIROTEIO

* Do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) sobre o anúncio de que o relatório do deputado Ibrahim Abi-Ackel, da CPI da Compra de Votos e um dos beneficiados pelo valerioduto, deverá descartar a existência do mensalão:

– Quem menos pode duvidar da existência do mensalão é justamente quem o recebeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]