• Carregando...

O grupo político do prefeito Beto Richa (PSDB) já tem uma estratégia traçada para os próximos anos. Beto, além de estar firme no projeto para se reeleger prefeito em 2008, já vislumbra a possibilidade de concorrer ao governo em 2010. Parte dos pedetistas interpretam a aproximação do prefeito com o governador Requião como uma forma de manter-se afastado da disputa de 2006, uma vez que se Osmar Dias (PDT) vencer, voltaria a ser candidato em 2010.

Chapão – Já a direção do PSDB no Paraná dá como certo o apoio à candidatura do senador Osmar Dias ao governo, mesmo que ele continue no PDT. Nessa hipótese, a aliança incluiria também o PFL, que indicaria o vice da chapa de Osmar e o PSDB ficaria com a indicação do candidato ao Senado.

De perto 1 – O diretor-geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, passou a noite do último dia 3 e madrugada do dia 4 no pronto-socorro do Hospital dos Trabalhadores, atendendo a convite do médico Rached Traya, vice-presidente da Unimed Curitiba e chefe do PS dos Trabalhadores. Marcelo acompanhou os atendimentos de emergência durante cinco horas e meia. Viu de tudo e saiu com uma convicção: é preciso sobretaxar as bebidas alcoólicas e reprimir ao máximo o seu consumo.

De perto 2 – Segundo Marcelo Almeida, o álcool estava presente em todos os atendimentos do PS. As pessoas dos bairros mais pobres chegaram alcoolizadas e baleadas, por brigas em bar ou na vizinhança. As pessoas dos bairros mais nobres chegaram alcoolizadas e vítimas de acidentes de carro. Segundo o diretor do Detran, a conscientização sobre os males do álcool deve começar pelos proprietários de bares e restaurantes.

Coleta – O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) afirma que vai lançar projetos ambientais no município de Paissandu, região metropolitana de Maringá, para implantar a coleta seletiva de lixo. Kielse conta que há dois anos já lançou projeto semelhante referente a aterros sanitários, no qual foi feito um consórcio envolvendo os municípios de Japira, Jabuti, Tomazina e Pinhalão. "Os consórcios baixam os custos e evitam que o lixo seja depositado a céu aberto", declarou.

Segurança – Uma reivindicação do vereador Celso Torquato (PSDB) finalmente é realidade. O prefeito Beto Richa e o governador Roberto Requião inauguraram um posto do 15.º Batalhão da Polícia Militar na Praça Bento Munhoz da Rocha, no Água Verde.

Assumido – Querendo mostrar ter raiz e identificação com a cultura política gaúcha, o vereador Tito Zeglin apareceu durante a sessão da Câmara de Curitiba com um chamativo lenço vermelho no pescoço com a logomarca do PDT. Vereadores brincaram que o próximo passo de Tito vai ser comparecer de bombacha durante as sessões.

Em campanha – O vereador Fábio Camargo (PFL) assumiu de vez que vai disputar as eleições de 2006, só não se decidiu ainda se concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa ou à Câmara Federal. Todas as sextas-feiras e sábados são dedicados a visitas a cidades do interior. Principalmente nas regiões Oeste e Noroeste.

Invasão – O vereador Aladim Luciano (PV) irá marcar uma reunião com o secretário de governo de Curitiba, Maurício Ferrante, para discutir o problema da área de invasão do Vale do Passaúna. Sem qualquer infra-estrutura e com condições precárias de moradia, o local é habitado por 350 famílias. Além disso, a invasão está situada em área de manancial, na região da Cidade Industrial. Os moradores aguardam desde 1997 uma ação da prefeitura para transferência das famílias.

Veto – O prefeito Beto Richa vetou o projeto de lei que permitia a concessão de álvara para os acupunturistas em Curitiba. O vereador Luís Ernesto (PSDB) está se mobilizando para tentar derrubá-o, uma vez que o projeto foi aprovado por todos os vereadores. Os acupunturistas prometem fazer uma manifestação na frente da prefeitura e da Câmara na próxima semana.

PINGA-FOGO

* O vice-prefeito Luciano Ducci (PSDB) assume o comando da prefeitura de Curitiba a partir de segunda-feira.

* A interinidade durará duas semanas, período em que o prefeito Beto Richa estará em viagem ao Japão. Esta será a terceira vez que Ducci substituirá Beto, mas a primeira como "tucano".

* O 2.º vice-presidente da Assembléia, deputado Agustinho Zucchi (PDT), que tem sua base eleitoral no Sudoeste do Paraná, afirmou que o aumento nas cinco praças de pedágio da BR-277 é "extremamente preocupante e lamentável, pois incide diretamente no custo do transporte e nos bens de consumo".

* "Ao contrário do que possa parecer, não é apenas quem utiliza a rodovia que paga a conta, mas sim todos os cidadãos", avalia Zucchi.

* O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), está aproveitando o feriado prolongado para definir os rumos que sua campanha para deputado estadual vai tomar nos próximos meses.

* "Não quero deixar nada para última hora. Quando chegar o período de campanha eleitoral quero estar com tudo pronto. Não quero improvisar no momento em que mais preciso estar junto do eleitor", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]