• Carregando...

O ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Augusto Moreira Júnior entra no governo Roberto Requião no início de 2009. O cargo ainda não está definido, mas as conversas durante as tradicionais cavalgadas no Canguiri caminham na direção de tornar Moreira chefe de gabinete de Requião. Descansando na fazenda, o ex-reitor desconversou: "O governador ainda não resolveu. Ainda vamos conversar. Mas estarei num cargo de mais proximidade com o governador", disse. Depois de perder a disputa pela prefeitura de Curitiba pelo PMDB, o governo começou a estudar a possibilidade de colocar Moreira numa secretaria – as mais prováveis eram as pastas da Saúde e de Educação. As articulações passaram e a definição sobre o cargo não veio. Após os fogos de artifício da virada do ano, Moreira recebe a "recompensa" de Requião, que, para fontes do governo, ficou aquém da árdua tarefa de conduzir o PMDB nas eleições municipais.

Título para 1ª dama

Fernanda Richa, esposa do prefeito Beto Richa, deve receber da Câmara de Curitiba o título de Vulto Emérito de Curitiba. A honraria é concedida àqueles que nasceram na cidade e prestaram algum tipo de serviço relevante ao município – no caso de Fernanda o trabalho na Fundação de Ação Social (FAS). O projeto de lei é dos vereadores João Cláudio Derosso, Mário Celso Cunha e Serginho do Posto. A segunda discussão deve acontecer hoje, mas o título só deve ser recebido por Fernanda em 2009.

Novos cartórios

A partir de hoje, os Cartórios Eleitorais e a Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba passam a funcionar no Fórum Eleitoral Des. Roberto Pacheco Rocha, localizado na Rua João Parolin, em frente do edifício-sede do TRE-PR. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. Central de atendimento ao eleitor (41) 3330-8672.

Conselho

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) quer fixar o prazo de 90 dias para que os Ministérios Públicos Estaduais elaborarem normas internas para definir as atribuições dos ocupantes de cargos comissionados. O assunto será discutido hoje, na última reunião do ano da Plenária do CNMP.

"Esforço concentrado"

Os senadores vão intensificar as atividades nos últimos dias do ano legislativo numa espécie de "esforço concentrado" para nalisar uma série de projetos e matérias que aguardam por votação. Entre as matérias está a polêmica PEC dos vereadores, que aumenta em cerca de 7,5 mil o número de vereadores no país.

Palocci no STF

O Supremo Tribunal Federal deve julgar na quinta-feira o processo contra o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda), no qual é acusado de quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Palocci foi denunciado por quebra de sigilo funcional. Os ministros decidem se acatam a denúncia e abrem ação penal contra o ex-ministro.

Avaliação do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná deve divulgar na quinta-feira o resultado de uma pesquisa encomendada pela instituição que aferiu a avaliação que imprensa e sociedade têm do TCE. O presidente Nestor Baptista disse que o índice é positivo e que surpreendeu. Fontes do tribunal que tiveram acesso à pesquisa falam numa avaliação superior a 70%.

Exportação

O deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB) apresentou emenda ao projeto de mini-reforma tributária estendendo a isenção do ICMS nas tarifas de energia elétrica às empresas que exportarem no mínimo 80% de sua produção. O benefício, segundo ele, é o mesmo que está previsto na "Lei Kandir".

Paraná na rede

O estado do Paraná vai integrar uma rede de pesquisa agropecuária para a integração dos países sul-americanos, a ser coordenada pela Embrapa. A inclusão foi confirmada ontem em reunião preliminar do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), que ocorre hoje na Costa do Sauípe (BA). O governo paranaense vai contribuir com trabalhos realizados principalmente pelo Iapar, na pesquisa e desenvolvimento de sementes voltados à agricultura familiar.

* * * * * * * *

Pinga fogo

O secretário de imprensa do governo do Paraná, Benedito Pires Trindade, foi barrado quando tentou entrar no Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), evento que acontece na Bahia. Rapidamente integrantes do governo providenciaram o credenciamento dele e contornaram o inconveniente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]