Um documento assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB, foto), que recomenda que os vereadores não adotem feriados durante os jogos da Copa do Mundo em Curitiba, causou alvoroço ontem na Câmara Municipal. Para o vereador Jorge Bernardi (PDT), a postura do deputado demonstra pressão do Legislativo estadual no municipal. "Nós temos autonomia para cuidar das questões da cidade. Minha sugestão é que ele [Rossoni] se preocupe em resolver o problema da mobilidade do estado, a questão do transporte coletivo na região metropolitana", diz Bernardi. Ao saber da polêmica, Rossoni disse, através de nota, não ver motivo para tanta histeria. O deputado encarou o documento apenas como uma sugestão. "Ainda vivemos em uma democracia e podemos emitir uma opinião sobre uma questão que mexe com vários setores da sociedade", afirmou, no texto. Rossoni ainda se manifestou a favor da boa convivência entre os Poderes. "Acredito que é nosso dever dar pelo menos uma sugestão em uma questão que mexe com a economia do estado. Sinceramente não sei onde há erro nisso."
Aliás...
O vereador Paulo Rink (PPS), titular da Comissão Especial para Acompanhamento dos Assuntos relacionados com a Copa, deve convidar o presidente do Legislativo e todos os deputados para uma audiência pública na próxima segunda-feira, às 14 horas, que tem o objetivo de definir o assunto.
Reestruturação adiada
O projeto de Lei da prefeitura de Curitiba que modifica a estrutura de diversas secretarias municipais começou a ser debatido ontem na Câmara. A matéria não foi votada, pois o horário regimental três horas de sessão plenária encerrou sem que todos os oradores discutissem o tema. A proposta visa a criação da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SIT) e a extinção das pastas de Administração (SMAD) e de Planejamento (Seplan) que seriam substituídas pela Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (Seplad). Também está prevista a incorporação da Secretaria Municipal Antidrogas à pasta de Defesa Social. A votação deve acontecer hoje.
Carneiro na Kombi
O Ministério Público em Peabiru, no Noroeste do Paraná, abriu uma investigação para apurar a denúncia de que a prefeitura da cidade utilizou um veículo da Secretaria Municipal de Saúde para transportar um carneiro servido em um jantar político na semana passada. O prefeito de Peabiru, Claudinei Minchio (PT), terá dez dias para se explicar.
Senado aprova Néfi
Os senadores aprovaram ontem a indicação do desembargador paranaense Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A aprovação pelo plenário do Senado é a última etapa no processo de escolha de ministros do STJ, antes da nomeação pela Presidência da República. Néfi teve 60 votos a favor e cinco contrários.
Pinga-fogo
"E agora [existem] as PPPs (Parcerias Público-Privadas) em diversas áreas, inclusive habitação. É importante essa liderança do nosso governador Geraldo Alckmin aqui no estado de São Paulo como um importante exemplo de visão de desenvolvimento para o país."
Mauro Borges, ministro interino do Desenvolvimento, sobre Alckmin.
Colaboraram: Bruna Covacci, José Marcos Lopes e Bruna Maestri Walter.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura