• Carregando...
José Serra e Roberto Requião: governador do Paraná “rouba” 15 pontos do tucano se for o candidato peemedebista à Presidência da República | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
José Serra e Roberto Requião: governador do Paraná “rouba” 15 pontos do tucano se for o candidato peemedebista à Presidência da República| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Candidatura "melhora" o ano do governador

Em um ano em que se envolveu em várias polêmicas, brigou com antigos aliados e sofreu derrotas na Justiça, o governador Roberto Requião termina o ano de 2009 em alta – justamente por ter sido lançado como pré-candidato do PMDB à Presidência da República. Esse fato lhe tem garantido visibilidade nacional.

Leia a matéria completa

Lula alcança 67% de aprovação dos paranaenses

Levantamento de opinião feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo, revela que 67,3% dos eleitores paranaenses consideram o governo Lula ótimo ou bom; 22,6% acham que é regular e 7,6%, ruim ou péssimo.

Leia a matéria completa

Beto defende que candidato do PSDB saia até fevereiro

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, defendeu ontem que o PSDB defina até fevereiro qual será o candidato do partido para governador do Paraná em 2010. Ele disputa a vaga internamente com o senador Alvaro Dias. Ambos concordam que a escolha deverá ser feita por meio de pesquisas de intenção de voto.

Leia a matéria completa

  • Veja os resultados da pesquisa

Os governadores do Paraná, Ro­­berto Requião (PMDB), e de São Paulo, José Serra (PSDB) estão tecnicamente empatados na preferência dos eleitores paranaenses na disputa pela sucessão presidencial. Levantamento de intenção de votos realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, com exclusividade para a Gazeta do Povo, mostra que Requião hoje teria 31,2% dos votos no estado. Serra teria 30,9% (a margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos).

Num cenário em que Requião é o candidato à Presidência da República pelo PMDB, a petista Dilma Rousseff aparece em terceiro lugar, bem atrás de Requião e Serra – com apenas 12,4% das intenções de voto. É seguida de Ciro Gomes (PSB), com 9,5%, e Marina Silva (PV) com 4,7%.

Sem Requião na disputa, no entanto, Serra aparece disparado na dianteira. O pré-candidato do PSDB é preferido por 46,1% dos eleitores paranaenses. Dilma somaria 17,4%. Ciro Gomes teria 14,6%. E Marina Silva, 7,2%.

Até agora, Requião não foi citado em pesquisas nacionais divulgadas pelos principais institutos do país. Na última sondagem do Instituto Datafolha, do dia 19, Serra apareceu com 37% das intenções de voto, Dilma com 23%, Ciro com 13% e Marina com 8%

Os resultados da pesquisa mostram que, caso Requião consiga ser indicado como candidato pelo PMDB, deve roubar votos tanto da candidatura tucana como da petista. Sem o governador na disputa, Serra sobe de 31,2% para 46,1% nas intenções de votos dos paranaenses e Dilma, de 12,5% para 17,5%. "No cenário sem Requião, cada um dos dois sobe mais ou menos 50%", explica o cientista político Emerson Cervi, da UFPR.

Para Cervi, as citações obtidas por Roberto Requião para a Pre­­sidência da República são reflexo da exposição natural do go­­vernador. "Acho que os votos que ele recebe nessa situação mostram mais a lembrança que o eleitorado tem dele. A meu ver, o eleitor paranaense diz que prefere votar no seu governador para presidente do que em outra pessoa."

O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, diz que o fato de Requião aparecer na frente da pesquisa no Paraná não é necessariamente um fato a ser comemorado. "Por ele ser o governador do Paraná, tinha de largar com 60% de intenção de votos. Se observar o índice, está muito perto do alcançado pelo Serra", diz Hidalgo

Já Ricardo Oliveira, professor de ciência política da UFPR, diz que Requião parte com uma boa porcentagem na corrida pela Presi­­­dência. "Na verdade, ele não tem muita chance nessa disputa. Mas essa candidatura impressiona o eleitor, que tende a votar nele para o Senado, que deve ser o cargo pelo qual ele realmente vai concorrer", diz Oliveira.

A pré-candidatura de Requião é recente e ainda encontra a descrença no cenário político nacional. Apesar de contar com o apoio de alguns caciques do PMDB e da maioria dos diretórios estaduais do partido, a legenda deve compor a chapa com o PT, indicando um candidato a vice de Dilma. O nome mais cotado é o do presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP).

Metodologia

O levantamento do Instituto Paraná Pesquisa ouviu 1.830 eleitores paranaenses com mais de 16 anos, em 65 municípios do estado, entre os dias 16 a 21 de dezembro. A pesquisa foi estratificada segundo sexo, faixa etária, nível de escolaridade e posição geográfica. No trabalho de levantamento de dados foram verificadas simultaneamente 19,95% das entrevistas. A amostra tem um grau de confiança de 95,5% para uma margem estimada de erro de 2,5%, para mais ou para menos. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional, conforme o mapeamento do estado em 10 mesorregiões homogêneas do Paraná, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]